Propesq convida para estreia do ciclo de palestras “Pesquisa em Cena”

A Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (Propesq/UFPB) convida para as primeiras palestras do Programa “Pesquisa em Cena”, a realizarem-se amanhã, 27 de março, com início às 10 horas, no auditório da reitoria, no campus I da instituição.

A reitora Margareth Diniz e o pró-reitor de pesquisa Isac Medeiros farão a abertura do programa, que consiste em um ciclo de palestras que trará, mensalmente à UFPB, pesquisadores de todas as áreas do conhecimento para divulgar e debater a ciência e a tecnologia, seus avanços e desafios.

Para a estreia, a Propesq convidou Francilene Procópio Garcia, presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti), para abordar a “Implementação do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)”, e Cláudio Furtado, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), para falar sobre “Os Editais Fapesq para investimento na pesquisa científica da Paraíba”.

De acordo com Isac Medeiros, os temas são relevantes para a comunidade acadêmica e científica. “O governo federal publicou, no início de fevereiro, nova regulamentação do Marco Legal de CT&I, com o decreto n° 9.283/18, que pretende desburocratizar atividades de pesquisa e criar mecanismos para integrar instituições científicas e tecnológicas com o segmento empresarial”, resume.

O pró-reitor enfatiza também a importância dos editais da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) no fomento a programas e projetos institucionais de pesquisa e desenvolvimento. “Recentemente, a UFPB recebeu financiamento para dois projetos da área de saúde, por meio de edital Fapesq em parceria com o Fundo Newton (britânico). Além dos resultados à sociedade, isso propiciará visibilidade aos nossos projetos e interação com pesquisadores de outros estados e países”, explica.

Para a reitora da UFPB, o Programa “Pesquisa em Cena” é uma iniciativa que vai ao encontro das metas institucionais. Segundo Margareth Diniz, “trazer pesquisadores de renome, mensalmente, para troca de informações é um meio de incentivar e fortalecer a produção de ciência, tecnologia e inovação na nossa universidade, uma das políticas institucionais em que mais temos investido esforços, junto com a internacionalização”.

ACS | Rita Ferreira