Propesq divulga edital de seleção de projetos de iniciação científica (PIBIC)

A Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq/UFPB), por meio da Coordenação Geral de Programas Acadêmicos e de Iniciação Científica, lançou edital que objetiva a concessão de bolsas remuneradas e não remuneradas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), por meio do cadastro de projetos de pesquisa e planos de trabalho.

O PIBIC é voltado ao desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior, abrangendo as modalidades: geral (PIBIC/CNPq), voltada à tecnologia e inovação (PIBITI/CNPq) e a destinada aos discentes que necessitam de políticas de ações afirmativas (PIBIC/AF). Todas preveem a concessão de bolsas no valor de R$ 400 mensais pelo período de 12 meses.

Já a modalidade PIBIC-EM/CNPq é indicada especificamente para estudantes de Ensino Médio da rede pública, compreendendo as diversas áreas do conhecimento. O valor das bolsas é de R$ 100 mensais por 12 meses.

É possível, ainda, candidatar-se ao Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC) ou de Voluntários de Iniciação Tecnológica e Inovação (PIVITI), que concede bolsas não remuneradas. Nessa opção, o voluntário submete-se ao mesmo sistema de deveres e direitos dos bolsistas das outras modalidades e assume compromissos, como a obrigação de submissão e apresentação de trabalho no encontro anual de iniciação científica.

As inscrições serão efetuadas exclusivamente on-line, por meio da página http://www.prpg.ufpb.br/sigprpg, no período de 20 março até as 18h00 de 20 de abril de 2017.

O Edital 02/2017 informa aos interessados as condições e requisitos para inscrever-se. Restando dúvidas, o telefone da CGPAIC é (83) 3216-8787 e o e-mail: cgpaic@propesq.ufpb.br. A coordenação atende nos dias úteis, das 8h00 às 18h00, no 2º andar do prédio da Reitoria, no campus I.

ACS | Rita Ferreira