Propesq seleciona projetos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2018-2019

A Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) inicia hoje, 23 de abril, a seleção de projetos de pesquisa ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, vigência 2018-2019. As propostas podem ser inscritas por professores doutores permanentes, voluntários ou visitantes da UFPB até o dia 7 de maio, dentro de cinco modalidades.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UFPB), o Programa Institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC/Af) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq) destinam-se à concessão de cotas, com percepção de bolsa a estudantes da graduação da UFPB, participantes dos projetos, no valor mensal de R$ 400.

O Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC/UFPB) e o Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Tecnológica e Inovação (PIVIT/UFPB) destinam-se à concessão de cotas, sem percepção de bolsa.

Para qualquer das modalidades, o prazo de duração é de 12 meses, com início em 1º de agosto de 2018 e término em 31 de julho de 2019. As inscrições dos projetos e dos planos de trabalho de cada bolsista previsto devem ser feitas via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

O proponente precisa, primeiro, cadastrar-se como avaliador no sistema para o envio da documentação. É possível submeter também projetos de pesquisa externos (aprovados em editais/chamadas públicas de agências ou de órgãos de fomento, ou mesmo financiados pela iniciativa privada), que tenham período de execução compatível com a vigência do programa da UFPB. Os projetos externos devem ser submetidos até 30 de abril e dependerão da validação da Propesq para o cadastro dos planos de trabalho.

Para concorrer a bolsas de pesquisa, o pesquisador deve ser inserido como orientador em plano de trabalho cadastrado. Requisitos, critérios de avaliação dos projetos e procedimentos de inscrição, entre outras informações, estão detalhados no Edital nº 1/2018/Propesq, que regulamenta o processo seletivo.

ACS | Rita Ferreira