Propesq/UFPB publica e-book com trabalhos premiados no ENIC 2017

A Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, em agosto, a 23ª edição da série Iniciados, contendo os 38 trabalhos premiados de alunos de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica que apresentaram resultados de pesquisas no XXV Encontro de Iniciação Cientifica (ENIC). O encontro foi realizado no final do ano passado, com o tema "A Matemática está em tudo!", e recebeu inscrições de todos os campi da universidade.

“Em nossos 1451 trabalhos, cada descoberta em pesquisa inspirou novos passos e desafios em busca de conhecimento. Entre esses pesquisadores, os que tiveram maior destaque têm seus trabalhos completos divulgados neste livro”, explica Claudia Braga, coordenadora-geral dos Programas Acadêmicos e de Iniciação Científica da Propesq, na apresentação da publicação.

Nas mais de 600 páginas do livro, é possível encontrar, por exemplo, análise das concepções em saúde do trabalhador para gestores de empresas privadas ou a incorporação do traçado das ruas e lotes para estimativa do tempo de deslocamento do escoamento em áreas urbanas.

A coletânea foi divulgada em formato de e-book, organizado pela Editora da UFPB, e estruturada nas seções: Biotecnologia, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Engenharias, e Linguística, Letras e Artes. Os artigos foram classificados obedecendo as informações fornecidas pelos autores nas formas de painel e comunicação oral.

ACS | Pedro Paz