Em ação conjunta, as Pró-Reitorias de Pós-Graduação (PRPG) e de Pesquisa (Propesq) entregaram, aos diretores de Centros de Ensino da UFPB, documento que servirá de referência para a elaboração do Plano Institucional de Internacionalização.
Cumprindo o cronograma, a apresentação do documento foi feita em reunião do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da UFPB, em 29 de maio, na Sala da SODS, pelos pró-reitores Maria Luiza Feitosa (PRPG) e Isac Medeiros (Propesq).
Essa etapa foi precedida por diagnóstico realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que apurou status e demandas da internacionalização junto às Instituições de Ensino Superior (IES).
A Capes propõe a criação do Programa Mais Ciência, Mais Desenvolvimento (MCMD), com foco na pós-graduação, em substituição ao Ciência Sem Fronteiras. Um edital para o MCMD deve ser lançado pela Capes no próximo semestre, com previsão de duração para os próximos quatro anos. Para participar, as IES deverão ter um Plano Institucional de Internacionalização.
Os dezesseis Centros de Ensino da UFPB terão os meses de junho e julho para discutir e elaborar seus Planos de Ação Institucional e suas políticas de internacionalização. A PRPG e a Propesq consolidarão esses dados para apresentar, em agosto, minuta de Resolução aos órgãos superiores, antes de enviar o Plano Institucional à Capes, provavelmente em outubro de 2017.
Na página da PRPG, estão disponibilizados o documento de referência e o diagnóstico encaminhado à Capes. A partir de segunda-feira, 5 de junho, haverá também uma proposta-modelo (template) para orientar os planos dos Centros.