PRPG intensifica divulgação do "Jovens Talentos para Ciência"

Estudantes de todas as áreas de conhecimento interessados em participar do novo programa da Capes/CNPq devem fazer suas inscrições até o dia 22 de março

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba está intensificando a divulgação do novo programa de incentivo à iniciação científica “Jovens Talentos para a Ciência”, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Trata-se de uma iniciativa destinada a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento e tem o objetivo de identificar e inserir precocemente os jovens para estimulá-los ao interesse e dedicação plena ao aprendizado acadêmico e a prática em Ciência e Tecnologia. As inscrições podem ser feitas a partir desta sexta-feira (16) até o dia 22 de março.

Podem participar do programa estudantes de graduação que tenham ingressado este ano em Universidades Federais ou em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Na UFPB a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, com apoio da Pró-Reitoria de Graduação, montará um programa de atividades e acompanhamento dos bolsistas na instituição.

As inscrições serão realizadas pelos estudantes através do site www.prpg.ufpb.br/jovenstalentos, as quais em seguida serão enviadas à CAPES pela Coordenação Geral de Pesquisa/PRPG/UFPB.

A Pró-Reitoria informa que os alunos serão selecionados pela universidade, mediante prova de conhecimentos gerais, aplicada no dia 29 de abril de 2012. A nota do teste poderá ser utilizada ainda para futuras classificações no programa Ciência sem Fronteiras. Os aprovados receberão bolsa no valor de R$ 360 pelo período de 12 meses. As primeiras bolsas do Programa Jovens Talentos serão implementadas já no mês de agosto deste ano.A expectativa é de que os bolsistas desse Programa estejam aptos após um ano a passarem para as bolsas de Iniciação Científica, PIBIC/PIBITI ou Programa Ciência sem Fronteiras.

Inscrições dos estudantes: 16-22 de março de 2012.

Realização das provas: 29 de abril de 2012 em local a ser definido e divulgado na página internet da PRPG/UFPB.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da PRPG