PRPG seleciona 30 coletâneas de grupos de pesquisa para publicação

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou edital, no âmbito do Programa de Apoio à Produção Científica, para selecionar 30 coletâneas com trabalhos de grupos de pesquisa para publicação em 2019.

“Essa é, na verdade, uma reedição de edital que publicamos em fevereiro deste ano, para selecionar 57 coletâneas. Critérios que havíamos adotado, como a participação de mais três instituições de ensino superior em um livro, além da UFPB, acabaram limitando bastante as possibilidades de candidatura”, explica Márcia Batista, coordenadora-geral de acompanhamento e avaliação dos programas e cursos de pós-graduação stricto sensu da UFPB. Ela conta que os docentes dos programas de pós-graduação também não se sentiram muito à vontade para avaliar trabalhos dos pares. “No fim das contas, publicamos apenas metade do previsto”, contabiliza.

Para atingir a objetivo de fortalecer a pesquisa e a pós-graduação da UFPB por meio da publicação de livros, dessa vez, para cada coletânea, serão necessárias apenas duas instituições de ensino superior de fora e as avaliações serão feitas por uma comissão editorial e científica mista formada pela PRPG e pela Editora Universitária.

O prazo para submissão das propostas à PRPG, com entrega da documentação necessária à Editora Universitária, segue aberto até o dia 15 de outubro. A homologação, pelo Conselho Editorial, ocorrerá em 20 de outubro e a divulgação dos resultados finais será realizada no dia 30 de novembro. As propostas aprovadas serão financiadas com recursos próprios da PRPG, definidos na programação orçamentária da UFPB. Cada título selecionado terá 500 exemplares publicados, com até 300 páginas cada um.

Condições de apoio

As coletâneas devem ser submetidas por docentes do quadro permanente de Programas de Pós-Graduação da UFPB, que liderem ou participem de grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Educação (MEC) e na Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq) da UFPB, ou que orientem trabalhos de conclusão de curso (dissertações e teses) vinculados às temáticas do grupo de pesquisa relacionado.

Os livros devem contar com docentes de pelo menos três programas de pós-graduação, sendo um da UFPB e os demais de outras instituições de ensino superior, estrangeiras ou nacionais, em torno de tema comum às linhas de pesquisa, podendo conter capítulos em língua estrangeira.

Cada grupo de pesquisa pode enviar até dois textos para um livro, indicando a ordem de prioridade. Os textos deverão ser inéditos, resultantes das pesquisas. As coletâneas serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios: relevância, inovação e originalidade, qualidade estética e potencial de impacto.

ACS | Pedro Paz