Psicologia Social é tema de livro de pesquisadoras da UFPB

Obra é organizada por Maria da Penha Coutinho e Evelyn Saraiva, do Núcleo de Pesquisa - Aspectos Psicossociais da Prevenção e Saúde Coletiva

Aroldo Rodrigues diz que a Psicologia Social é o estudo das manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação. O livro “Métodos de pesquisa em Psicologia Social: perspectivas qualitativas e quantitativas”, organizado pelas pesquisadoras Maria da Penha Lima Coutinho e Evelyn Rúbia de Albuquerque Saraiva, aprofunda o estudo desses vários tipos de manifestação comportamental, apresentando ainda um conjunto de técnicas e softwares para auxiliar os estudiosos e pesquisadores das ciências humanas e da saúde. Com 466 páginas, trata-se de mais uma obra da lavra da Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba.

As organizadoras são integrantes do Núcleo de Pesquisa - Aspectos Psicossociais da Prevenção e Saúde Coletiva da UFPB. Elas incluíram, ao todo, trabalhos de 21 autores no campo da Psicologia Social. “Métodos de pesquisa em Psicologia Social: perspectivas qualitativas e quantitativas” é dividido em duas sessões: “Perspectivas qualitativas” e “Perspectivas quantitativas”. A primeira, com oito capítulos, apresenta ao leitor desde “Análise de conteúdo: breve histórico, conceitos e sua aplicabilidade” até “Scriped-Cartoon narrative of bullying: formas de aplicação”. A segunda sessão, “Perspectivas quantitativas”, começa com uma abordagem sobre “Medindo depressão na infância e adolescência: instrumentos atuais e perspectivas futuras”, encerrando com “Uso de estratégias de aprendizagem do ensino médio da região Nordeste do Brasil”.

Segundo as próprias autoras, “Metódos de pesquisa em Psicologia Social: perspectivas qualitativas e quantitativas” justifica-se pelo fato das organizadoras, na sua prática acadêmica, demonstrarem a lógica de uma coexistência entre os métodos qualitativos e quantitativos na produção científica, que alguns pesquisadores os consideram dicotômicos, preservando, ainda hoje a prática de uma concepção metodológica maniqueísta. “Considerando a vertente psicossociológica no campo da Psicologia Social, entende-se que ambos os métodos podem ser utilizados de forma integrada, contribuindo com informações idiossincráticas a cada abordagem metodológica e evidenciando o incremento de resultados científicos”, endossam.

A obra apresenta um conjunto de técnicas e softwares para auxiliar os estudiosos e pesquisadores das ciências humanas e da saúde em suas pesquisas, por meio do processamento de dados advindos de materiais textuais, icônicos e de instrumentos de avaliação psicológica. O processo preceptivo envolve uma série de variáveis que se interpõem entre o momento da estimulação sensorial e a tomada de consciência daquilo que foi responsável pela estimulação sensorial.

Como diz ainda Aroldo Rodrigues, a psicologia social surgiu para estabelecer uma ponte entre a psicologia e a sociologia. “O seu objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos quando estão em interação.”

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho