Psicopedagogia e Direitos Humanos são temas de seminário

As inscrições podem ser feitas online com o envio de comprovante de depósito por email; os textos de trabalhos devem ser encaminhados até o dia 10 de maio

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove, no período de 31 de maio a 1º de junho, o I Seminário sobre Psicopedagogia e Direitos Humanos. O evento é uma realização do Centro Acadêmico de Psicopedagogia em parceria com a Coordenação do Curso de Psicopedagogia e o Grupo de Estudos em Processos de Aprendizagem e Diversidade (GEPAD/UFPB).

O seminário vai acontecer no auditório da Reitoria no Campus de João Pessoa e tem como objetivo principal fortalecer cada vez mais o propósito da Universidade Federal da Paraíba em buscar condições do exercício pleno dos direitos humanos na sociedade e suscitar maiores reflexões e atitudes sociais em torno dessa temática.

A abertura do evento será às 8h, no auditório da Reitoria com o credenciamento. As 8h30 haverá a abertura solene. Em seguida, às 9h, apresentação cultural. A palestra de abertura com o tema “Psicopedagogia e Direitos Humanos” será proferida pela professora Geovani Soares de Assis, do GEPAD/UFPB e do professor Roberto Derivaldo Anselmo, Coordenador do Curso de Psicopedagogia da UFPB.

A programação da manhã continua às 10h40, com a conferência “Dignidade da Pessoa Humana e Extensões entre à Igualdade e às Diferenças”, coordenada pelo Vice-Reitor da UFPB, Eduardo Rabenhost e a professora Maria Creusa de Araújo Borges do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da UFPB.

À tarde a partir das 14h, o evento prossegue com a conferência “Direitos Humanos e Diversidade Religiosa” com os professores Dilaine Soares Sampaio de Franças, do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB e do professor Fabrício Possebon, Coordenador do Curso de Ciências das Religiões. Às 15h10, será realizada uma atividade cultural.

As atividades do primeiro dia serão encerradas às 15h30, com a Conferência “Direitos Humanos e Cultura Afrodescendente” com a participação dos professores Ana Paula Romão de Souza Ferreira da UFPB e Wilson Honorato Aragão, diretor do Centro de Educação da UFPB.

No sábado 1º de junho às 8h, o evento prossegue com atividade cultural. Às 9h, a primeira conferência do dia com o tema “Direitos Humanos e Educação Inclusiva”, com a professora Sandra Alves da Silva Santiago da UFPB e a mestra Wellingta Andrade, psicóloga Escolar da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa.

Às 10h10 o outro tema a ser abordado é “Educação em Direitos Humanos: Concepções, Princípios e Políticas” com a coordenação das professoras Maria Deborah Cabral de Sousa da UFPB e Marcia Betânia, promotora de justiça do município de Alhandra.

Já na parte da tarde às 14h, o tema a ser abordado é “Música e Educação em Direitos Humanos: Metodologias Alternativas” com o mestre Ricardo José Fabião de Araújo e a professora Elisa Gonçalves do Departamento de Habilitação Pedagógica da UFPB. Em seguida, às 15h, apresentação de pôsteres. O evento será encerrado às 17h.

As inscrições para o evento podem ser feitas online com o envio de comprovante de depósito para o e-mail dhpsicopedagogia@gmail.com. A ficha de inscrição se encontra no site: www.spdh.weebly.com; ou no ambiente 41 dos professores no Centro de Educação.

Os participantes inscritos com trabalhos devem encaminhar seus textos até o dia 10 de maio para o email: dhpsicopedagogia@gmai.com.

Os valores das inscrições são os seguintes: estudantes de graduação – R$ 70,00; de Pós-Graduação – R$ 80,00 e professores universitários e profissionais – R$ 120,00. Os depósitos e pagamentos devem ser feitos na Agência 0735 Operação 013 da Caixa Econômica Federal (conta 00015178-3, cujo titular é Cellydiana Alves Nogueira).

Informações e esclarecimentos pelo endereço eletrônico www.spdh.weebly.com;  ou ainda no telefone (83) 8853-4108.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo