"Quinteto Brassil" se apresenta nesta quinta no Cine Banguê

Esta é a primeira apresentação do grupo após a morte do trombonista e ex-integrante Radegundis Feitosa; o conjunto é formado por professores do Demus

Fazendo seu primeiro concerto após a morte do renomado trombonista e seu ex-integrante Radegundis Feitosa, ocorrida a um ano e meio, o Quinteto Brassil, do Departamento de Música do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (DM/CCHLA/UFPB), estará se apresentando nesta quinta-feira (1), às 20h, no Cine Banguê do Espaço Cultural.

Com 32 anos de existência, o BRASSIL (trocadilho do nome inglês BRASS= metal com o nome Brasil), um dos mais respeitados conjuntos de música instrumental brasileira de câmara, é formado pelos músicos Ayrton Benck e Gláucio Xavier (trompete e fluegelhorn), Cisneiro de Andrade (trompa), Marlon Barros (trombone), Valmir Vieira (tuba) e Glauco Andreza (percussão), professores do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba.

Editando e interpretando música erudita, o BRASSIL realiza concertos e desenvolve um trabalho intenso de educação musical, participando dos principais Festivais de música instrumental do país, em cidades como Londrina, Curitiba, Campos do Jordão, São Paulo, Goiânia, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Palmas, Belém, Macapá, Manaus, São Luís, Fortaleza, Recife, etc.

Aliando técnica, clareza interpretativa e espontaneidade em suas apresentações, o resultado do trabalho do grupo é uma total empatia com o público, obtendo assim o reconhecimento das mais exigentes plateias e da crítica especializada, tanto do Brasil como do exterior.

Concertos no exterior

O BRASSIL tem realizado concertos em todas as regiões brasileiras e em cidades do exterior, como Dijon (França), Boston, Nova York, Washington (EUA), Londres e Monmouth (Inglaterra) e Montevidéu (Uruguai). O grupo tem também realizado diversas gravações para programas de rádio, como a BBC de Londres e a WBGH de Boston. Na discografia do grupo, três CDs registram seu trabalho: BRASSIL TOCA BRASIL COMEP. Série Régia Música/1992-SP;BRASSIL PLAYS BRAZIL NIMBUS RECORDS/1995-EnglandeBRASSILEIROS – NIMBUS RECORDS/1997-England.; “BEM BRASSIL” – FIC-PB/2007. Esse último CD foi inteiramente dedicado à música erudita e de concerto brasileira e ao universo dos dobrados e choros que compõem o repertório tradicional das Bandas Filarmônicas brasileiras. Há tambémparticipações nas gravações do CD “PRISMA”- LG/1999com obras do compositor Dimas Sedícias; “DESCOBRINDO JOÃO PERNAMBUCO do violonista Leandro Carvalho. Em DVD, o grupoparticipou também dos trabalhosUM SOPRO DE BRASIL”, do projeto “MEMÓRIA BRASILEIRA”/2004, que reuniu as principais expressões da música para sopro nacional e “SIVUCA: O POETA DO SOM” – FUNESC/PB/2005.

Reconhecimento da crítica

Além do público, é a própria crítica especializada que reconhece e eleva o potencial musical do Quinteto Brassil:

“Um concerto de qualidade excepcional consagrado aos metais graças a grandes músicos brasileiros que o público soube apreciar, aplaudindo longamente após cada interpretação”.

(“LE BIEN PUBLIC” -  Dijon-França)

“Uma bem humorada brincadeira - a Burlesca de José Alberto Kaplan - revelou as excelências do quinteto de metais da Universidade Federal da Paraíba (A NOVA MECA DA MÚSICA BRASILEIRA)”.

(“JORNAL DO BRASIL” - Rio de Janeiro-RJ)

“Não foi um concerto de notas impecáveis, mas seus movimentos divertidos, crescendos picantes e terminações no “ponto” tornaram inesquecível sua interpretação dos compositores brasileiros Kaplan, Silva (Duda) e Villa-Lobos”.

(“THE WASHINGTON POST” - Washington, DC - USA).

Após a apresentação do Quinteto Brassil, haverá a apresentação da Banda Sinfônica da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Agência de Notícias da UFPB - Fernando Caldeira