REA-PB realiza Fórum de Debates: a Paraíba na Rio+20

Acontece nesta sexta-feira, das 8h às 17h, no auditório da Reitoria da UFPB, Campus de João Pessoa, numa parceria com a REBEA e outras instituições locais

Será realizado nesta sexta-feira (25), no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Fórum de Debates: a Paraíba na Rio+20. O Evento esta sendo coordenado pela Rede Paraibana de Educação Ambiental – REA/PB em parceria com a Rede Brasileira de Educação Ambiental - REBEA e outras instituições locais.

Tem o objetivo de promover o debate e a mobilização com toda sociedade civil sobre as propostas da Paraíba (Carta da Paraíba) referentes à questão sócio ambiental brasileira como diretrizes das políticas públicas nacionais e regionais a serem levadas para reunião da Cúpula dos Povos durante a Rio+20 no mês de junho.

A Cúpula dos Povos é um evento paralelo e crítico à Rio+20, que vai reunir milhares de pessoas no Aterro do Flamengo, de 15 a 23 de junho para cobrar dos governantes mundiais, justiças sociais e ambientais, com ênfase às políticas públicas que tragam o desenvolvimento sustentável e os desafios da crise do planeta. Será organizada de forma livre da presença corporativa e com base na economia solidária, agroecologia, em culturas digitais, ações de comunidades indígenas e quilombolas, e de cidadania.

A programação está assim definida: 8 às 9 h: - Inscrições; 9 às 9h20 - Apresentação cultural; 9h20 às 9h50 - abertura oficial; 9h50 às 10h10 – palestra: A Conferência InfantoJuvenil – palestrante: Cristiano Cunha Pereira/Mec; 10h10 às 10h30 – palestra: Juventude e Meio Ambiente – palestrante: Diogo Damaceno/Coletivo Jovem; 10h30 às 11h10 – palestra: O Papel da Educação Ambiental na Rio+20 –palestrante: Jaqueline Guerreiro/REA/RJ e uma das coordenadoras da Cúpula dos Povos na Rio+20; 11h10 às 11h50 – debates; 11h50 às 12h10 – Informação sobre os GTs; 12h10 às 13h30 – intervalo para almoço; 13h30 às 15h30 – Grupos de trabalhos: GT1 – Gênero e Meio Ambiente; GT2 – Educação Ambiental (formal e não formal); GT3 – Desenvolvimento Sustentável; GT4 – Recursos Hídricos; GT5 – Resíduos Sólidos; GT6 – Biomas da Paraíba (Caatinga, Mata Atlântica e Manguezal); GT7 – Juventude e Meio Ambiente; 15h30 às 15h45 – intervalo; 15h45 às 17h – Plenária.

Para fazer as inscrições que está com vagas limitadas até quarta-feira (23), os interessados poderão acessar os links http://www.prac.ufpb.br/reapb/textosdiversos.html ou http://www.prac.ufpb.br/reapb/fichadeinscricao.doc; telefones (83) 3216-7599 e 8821-9054, 9932-5573.

Fazem parte da coordenação do evento os membros colegiados da REA/PB: Tarcisio Valério Vitoria Regia, Julio Cesar, Luis Fernando, Daniel Pinto, Fernanda Tavares, Auxiliadora Dantas, Karina Massei, Gorete Pequeno, dentre outros.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da REA-PB