Recital de Canto e Piano comemora ano da Alemanha no Brasil

Ângela Diel e Ney Fialkow se apresentam neste sábado (23), às 17h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes

O Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (PPGM/UFPB) em parceria com o Consulado da Alemanha no Recife promovem recital de Canto e Piano com Ângela Diel (mezzo-soprano) e Ney Fialkow (piano), em comemoração do Ano da Alemanha no Brasil. O duo apresenta obras dos alemães Richard Wagner e Johannes Brahms.

A apresentação acontecerá neste sábado (23), às 17h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes, Campus de João Pessoa. Recebe o Apoio do Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) e do PPGM.

Ângela Diel

Natural de Cruzeiro do Sul/RS estudou canto com Ida Weisfeld e Neyde Thomas. Obteve o 1º lugar no Concurso Jovens Solistas de Curitiba e o prêmio de Melhor Voz Feminina no Concurso Nacional Carlos Gomes em 1993. Realiza recitais de canto e piano em Porto Alegre, interior do Rio Grande do Sul e, também, em outros estados brasileiros e no exterior. Seu repertório abrange: Glória (Vivaldi); Requiem, Missa da Coroação e Vesperae Solemnis (Mozart); Missa Brevis, Paixão Segundo São Mateus, Magnificat, e Oratório de Natal (Bach); O Messias (Händel); Réquiem (Durüflè); Stabat Mater (Pergolesi); Lobgesang (Mendelssohn) e Fantasia Coral (Beethoven). Participou das óperas: Carmen, Il Trovatore, La Traviata, Rigoletto, A Flauta Mágica, Così Fan Tutte, Cavalleria Rusticana, Il Matrimonio Segretto e Ivgueni Oniéguin.

Participou da gravação do Oratório de Natal de Saint-Saëns e Pedra Mística, de Antonio Borges Cunha.  A partir de 2000 inicia aperfeiçoamento vocal com a mezzo-soprano austríaca Dina Grossberguer, mestra no Conservatório de Bruxelas. Em 2002 apresentou-se na Bélgica no projeto ”Le Brésil: Rites, Mythes e Croyances”.  Atuou como solista sob a regência de destacados maestros como: Roberto Duarte, G. Marotta, Frederico Gerling Junior, Isaac Karabtchevski, Manfredo Schmiedt, Antonio Cunha, Túlio Belardi, Tiago flores, entre outros.

Ney Fialkow

Premiado em diversos concursos, destacando-se o título de melhor pianista do VII Prêmio Eldorado de Música, em São Paulo, os primeiros prêmios em diversos concursos nacionais e no exterior, o pianista Ney Fialkow é hoje um dos destacados músicos do cenário nacional. Tem conciliado movimentada carreira de solista e camerista com a atividade de professor do Instituto de Artes UFRGS, em Porto Alegre. Suas aparições como solista e camerista têm cativado plateias de diversas salas de concerto no Brasil e no exterior e suas masterclasses têm sido apreciadas por jovens pianistas de diversos países.  Sob os auspícios do governo brasileiro, realizou formação em pós-graduação nos EUA, obtendo o título de Doutor em Música no Peabody Conservatory da Johns Hopkins University, em Baltimore, onde foi assistente da pianista Ann Schein, obtendo o prêmio Francis Turner por destaque em performance. Realizou também com distinção o Mestrado em Música no New England Conservatory, Boston, com Patrícia Zander.

Em parceria com o violinista Carmelo de los Santos, lançou o CD “Sonatas Brasileiras” gravado ao vivo, recebendo o prêmio de Melhor CD erudito do Prêmio Açorianos 2009. Tem colaborado com importantes musicistas brasileiros e do exterior e atuado como solista de orquestras do Brasil. Suas gravações incluem também o “Diálogo para Piano e Orquestra” de Bruno Kiefer com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, além de obras de Armando Albuquerque, Edino Krieger, Camargo Guarnieri, Flávio Oliveira e Luciano Zanatta.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do PPGM