Recital marca início das comemorações dos 60 anos de criação da UFPB

O Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) da UFPB, dentro da “Série Concertos Internacionais”, abre os eventos alusivos aos 60 anos de criação da Universidade Federal da Paraíba e recebe um Duo de Contrabaixo e Piano. O duo é formado pelos professores Marcos Machado (University of Southern Mississipi-EUA) e Ney Fialkow (UFRGS).

Os artistas convidados apresentam recital de contrabaixo e piano na quarta-feira (12), na Sala de Concertos Radegundis Feitosa no Campus I da UFPB, às 20h, com entrada franca. No programa, obras de Boccherini, Salinen, Proto e Beethoven. A Série Concertos Internacionais do PPGM/UFPB tem se consolidado como parte do circuito camerístico vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Música do país, estimulando e fomentando a produção artística de seu corpo docente e discente.

Na ocasião, o Duo fará o lançamento do CD METAMORFORA, que foi gravado e produzido na cidade de Lansing, Michigan/EUA, pelo selo americano Blue Griffin, que figura entre importantes trabalhos de música de câmara de diversos instrumentistas de renome internacional. Este concerto é parte de uma extensa turnê de lançamento, que vem sendo realizada em dezenas de cidades do Brasil e do Exterior. Nesta ocasião, o virtuose Marcos Machado contará com seu contrabaixo David Tecchler (o "Stradivarius" dos contrabaixos), trazido especialmente para a turnê.

Além disso, como parte do evento, serão realizadas atividades acadêmicas para a comunidade universitária, que inclui masterclasses de piano e contrabaixo no Departamento de Música da UFPB, além de uma palestra a ser proferida pelo prof. Machado, sobre a técnica do contrabaixo, no Auditório Gerardo Parente. Todas as atividades se concentram no mesmo dia 12.

Conheça os artistas convidados:

Marcos Machado desenvolve carreira internacional atuando como solista, professor e camerista. Reside nos Estados Unidos há 20 anos onde é professor de contrabaixo erudito e jazz na University of Southern Mississippi desde 2005. Marcos é doutor em música (DMA) pela University of Illinois em Urbana-Champaign com o prof. Michael Cameron. Aperfeiçoou-se com François Rabbath, em Paris, considerado o mais importante contrabaixista da atualidade. Marcos é o único sulamericano a receber os diplomas de Performance e Professor pelo Rabbath International Institute. Em 2014 dedicou-se a finalizar seu livro de técnica de contrabaixo e gravar um CD com o pianista Ney Fialkow, lançado ao longo de 2015.

Ney Fialkow - Premiado em diversos concursos, destacando-se o cobiçado título de melhor pianista do VII Prêmio Eldorado de Música, em São Paulo, os primeiros prêmios em diversos concursos nacionais e no exterior, o pianista Ney Fialkow é hoje um dos destacados músicos do cenário nacional. Tem conciliado movimentada carreira de solista e camerista com a atividade de professor do Instituto de Artes UFRGS, em Porto Alegre. Sob os auspícios do governo brasileiro, realizou pós-graduação nos EUA, obtendo o título de Doutor em Música no Peabody Conservatory da Johns Hopkins University, Baltimore, onde foi assistente da célebre pianista Ann Schein, obtendo o prêmio Francis Turner por destaque em performance. Realizou também com distinção o Mestrado em Música no New England Conservatory, Boston, com Patrícia Zander.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria