O projeto “Smart Grid no contexto da geração distribuída, armazenamento de energia e mobilidade elétrica” do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) receberá a contribuição de especialistas internacionais, através do programa Escola de Altos Estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O plano de trabalho, aprovado no final de outubro e orçado em R$ 125 mil, será desenvolvido no segundo semestre de 2019 e prevê a vinda de seis pesquisadores do Canadá, Dinamarca, Estados Unidos e Portugal. Cada um deles ministrará um curso de uma semana e desenvolverá contatos para parcerias e para a proposição de projetos futuros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
O Smart Grids (SG) é uma concepção moderna de rede elétrica inteligente que tem o objetivo de melhorar a eficiência, confiabilidade e segurança na geração de eletricidade e na transmissão e distribuição de energia elétrica, por meio de estrutura engenhosa e do controle automatizado via tecnologias modernas de comunicação.
Coordenado pelo Smart Grid Group (SG2) da UFPB, sob a liderança do professor Fabiano Salvadori, o projeto conta ainda com a participação do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática (PPGMM) da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) e do Programa de Pós-Graduação em Energia Elétrica (PPGEE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O Programa Escola de Altos Estudos tem o intuito de apoiar os Programas de Pós-Graduação brasileiros e promover a realização de visitas de curta duração a Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras, por professores e pesquisadores de reconhecido prestígio internacional, atuantes no exterior, em todas as áreas do conhecimento.
Confira, abaixo, a lista dos experts internacionais que participarão do projeto:
Prof. Dr. Vladimiro Miranda (INESC/TEC e Universidade do Porto - Portugal);
Prof. Dr. Ali Emadi (McMaster University, Ontário, Canadá);
Prof. Dr. Bala Ventakesh (Ryerson University, Toronto, Canadá);
Prof. Dr. Josep M. Guerrero (Aalborg University, Dinamarca);
Prof. Dr. Euzeli C. dos Santos (Indiana University/Purdue University - IUPUI, Indianápolis, EUA);
Prof. Dr. Eduard Muljadi (Laboratório Nacional de Energias Renováveis (NREL), Colorado, Estados Unidos).