Reitor da UFPB lança livro em solenidade bastante concorrida

A Paraíba que podemos ser: da crítica à ação contra o atrasoé o livro que o professor Rômulo Polari lançou nesta segunda-feira (29), no auditório Milton Paiva da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba. Representantes de governos, intelectuais, professores, técnicos, estudantes e jornalistas prestigiaram o lançamento da obra.

No lançamento, representou o Governo do Estado o vice-governador Rômulo Gouveia. O prefeito de João Pessoa foi representado pelo seu secretário de Educação, Luiz Sousa Júnior. A apresentação do livro ficou a cargo do professor Ivan Targino, chefe do Departamento de Economia da UFPB.

Em sua fala, o professor Rômulo Polari já anunciou o que o leitor vai encontrar na obra. O livro urge superar a lacuna de uma bibliografia consistente sobre a Paraíba e as suas possibilidades econômicas e de bem-estar social, no desenvolvimento regional do Brasil.

A obra pensa seriamente a involução socioeconômica relativa da Paraíba e os problemas que envolvem a busca do seu desenvolvimento. “Tudo isso é concebido como um processo, à luz de um arcabouço metodológico e lógico-histórico integrado às transformações da sociedade brasileira e mundial. Para tanto, recorreu-se aos avanços mais recentes das teorias do desenvolvimento”, disse o professor Rômulo Polari.

Ainda em seu discurso, o professor Polari destacou que para superar o atraso a Paraíba precisa de uma fundamentada consciência social e a obra lançada na segunda-feira coloca a necessidade do planejamento e da construção de um projeto estadual de desenvolvimento sustentável.

Formado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba, com mestrado em Engenharia de Produção, Rômulo Polari dirige a UFPB pela segunda vez. Além das suas atividades como Reitor, Polari tem se dedicado a realizar estudos sobre a realidade socioeconômica do Estado fazendo críticas e apontando perspectivas.

Foto: Oriel Farias

Agência de Notícias da UFPB