Reitor garante liberdade dos eleitores e pede PF para acompanhar eleições

Administração da UFPB pede que setor de inteligência da Polícia Federal acompanhe processo eleitoral nos campi e afirma que vai contratar serviços adicionais de segurança para garantir a liberdade e bem-estar dos eleitores.  "De nossa parte, faremos tudo o que estiver ao alcance para que a eleição transcorra normalmente", diz reitor Rômulo Polari, por meio de Nota oficial

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba, professor Rômulo Soares Polari, emitiu nota oficial na tarde desta segunda-feira (14) sobre o processo eleitoral na UFPB. No documento, o Reitor afirma que a administração superior da UFPB "em nenhum momento interferiu nem nunca interfirirá em qualquer decisão da Comissão Especial Eleitoral".

O Reitor também informa que a UFPB vai contratar serviços adicionais de segurança para garantir a liberdade e o bem-estar dos eleitores e a segurança das urnas eletrônicas. E, por sugestão da Comissão Eleitoral Especial, a administração superior da Universidade solicitou que a Polícia Federal acompanhe, por meio de seu setor de inteligência, o processo eleitoral e "indique as medidas cabíveis em caso de tentativa de obstrução do direito sagrado de voto da comunidade universitária". Veja a Nota.

NOTA

"A comunidade universitária assiste estarrecida à crescente onda de conflitos no processo eleitoral da Universidade Federal da Paraíba. Fatos deprimentes como os acontecidos no debate cancelado da última quinta-feira atingem a instituição como um todo e são um péssimo exemplo para a sociedade paraibana.

É importante que a sociedade e a comunidade universitária saibam que a administração superior da UFPB contatou o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE/PB) tão logo o CONSUNI regulamentou a eleição e definiu o calendário eleitoral. Todavia, diante das eleições municipais que acontecerão este ano, o Tribunal condicionou a cessão das urnas eletrônicas ao atendimento de algumas exigências de ordem técnica, dentre elas a instalação dos terminais em seções eleitorais situadas em locais contíguos. Do contrário, a eleição seria feita em urnas de lona.

A administração superior da UFPB em nenhum momento interferiu nem nunca interferirá em qualquer decisão da Comissão Especial Eleitoral soberanamente instituída em 29/02/2012 pelo CONSUNI (Resolução 01/2012, art. 4º), a qual é formada por representantes dos Conselhos Superiores da Universidade (CONSUNI e CONSEPE), de todos os segmentos universitários (discente, docente e técnico-administrativo) e de cada uma das candidaturas inscritas no pleito. Desse modo, não existe nenhuma ingerência, influência ou sequer vinculação hierárquica entre a Comissão Eleitoral e a Reitoria.

De nossa parte, faremos tudo o que estiver ao alcance para que a eleição transcorra normalmente. Para tanto iremos contratar serviços adicionais de segurança para garantir a liberdade e o bem-estar dos eleitores e a segurança das urnas eletrônicas. Também, por sugestão da Comissão Eleitoral Especial, solicitaremos que a Polícia Federal, através de seu setor de inteligência, acompanhe o processo eleitoral e indique as medidas cabíveis em caso de tentativa de obstrução do direito sagrado de voto da comunidade universitária."

João Pessoa, 14 de maio de 2012.

Rômulo Soares Polari

Reitor UFPB