Reitor lança livro sobre Instituto de Desenvolvimento da PB

O lançamento será nesta sexta-feira (16), às 9h, durante reunião conjunta dos Conselhos Universitário e de Ensino, Pesquisa e Extensão, no auditório da Reitoria

Será nesta sexta-feira (16), o lançamento do livro ‘Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraiba (IDEP-UFPB)’. O evento ocorrerá às 9 horas, durante reunião conjunta dos Conselhos Universitário e de Ensino, Pesquisa e Extensão, no auditório da Reitoria.

A obra, publicada pela Editora Universitária, aborda em seus seis capítulos, além da Introdução, os “Fundamentos à Criação do IDEP/UFPB”, “A UFPB e o Desenvolvimento da Paraíba”, “O IDEP/UFPB: Conteúdo Organizacional Básico”, “O Funcionamento do IDEP/UFPB” e “Investimentos Necessários à Implantação do IDEP/UFPB”.

Para o autor, “nesta segunda década do Século XXI, recém iniciada, tornaram-se evidentes os principais aspectos reveladores do subdesenvolvimento da Paraíba: involução econômica relativa entre os estados nordestinos, baixo padrão das condições de vida da população, crescente desequilíbrio socioeconômico entre as mesorregiões do Estado e a insuficiência de infraestrutura e condições econômicas básicas e, a superação dessa situação adversa não pode deixar de ter por base um processo de desenvolvimento sintonizado com a contemporaneidade socioeconômica do mundo”.

Nesse sentido, complementa o professor Rômulo Polari, “o atual reitorado da UFPB pretende aprofundar a integração da Universidade na luta pela superação do subdesenvolvimento paraibano. Para tanto, está implantando, neste ano de 2011, o Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP/UFPB), que funcionará como gerador de contribuições relevantes e conseqüentes, na busca de caminhos para o desenvolvimento do Estado”.

Para ele, “com a criação do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba, a Universidade está entrando numa nova fase de integração com o desenvolvimento estadual. Na prática, isso significará um maior protagonismo e vanguarda institucional, na concepção e explicação dos problemas da sociedade, inclusive com projetos técnicos indicando e sugerindo propostas de solução. A UFPB orientará, com mais ênfase do que em toda a sua história, as suas atividades de pesquisa e inovação científico-tecnológica à realidade paraibana. Nos seus aspectos essenciais, o Instituto pretende dotar o Estado de uma competente base de geração e difusão de conhecimentos científico-tecnológicos a serviço do seu desenvolvimento sustentável”.

Agência de Notícias da UFPB - Fernando Caldeira