Reitora abre Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão

A Reitora Margareth Diniz deu início às atividades do Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEX) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na manhã desta segunda feira (25) no auditório da Reitoria, campus I.

A dirigente universitária falou da importância de um evento unificado como esse, ressaltando que sempre devem ser integrados, pois essa integração da tríade Ensino, Pesquisa e Extensão tem feito a diferença na instituição que este ano ficou em quarto lugar do Nordeste e 25º no Brasil, segundo o RUF – Ranking Universitário Folha de São Paulo. “Retiro neste momento o meu título de magnífica para dizer que magníficas são as ações que vem acontecendo na unificação do ensino, pesquisa e extensão desta universidade”, relatou Margareth.

O Pró-Reitor de Pós-Graduação, Isac Almeida de Medeiros, ponderou que um evento como esse pode ser considerado como um dos grandes do país, pois ele marca o XXIII Encontro de Iniciação Científica, contando com mais de 1509 apresentações e número recorde de inscrições para os mini cursos e palestras. No total mais de 6000 alunos participarão dessa semana unificada.

A Pró-Reitora de Graduação, Ariane de Sá, por seu turno, ressaltou a qualidade do trabalho que vem sendo feito, que mais de 4000 trabalhos serão apresentados pelos alunos de graduação e isso se deve ao apoio dado pela gestão atual que incentiva a iniciação à pesquisa e que o número de bolsas passou a ser de 2289, o dobro com relação ao ano anterior.

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura o Pró-Reitor de Assuntos Comunitários, Orlando Vilar, que relatou o saldo positivo da Extensão da Universidade sendo a primeira em projetos aprovados com recursos, um total de 48, e ressaltou que uma extensão reconhecida e ampliada traz benefícios para a sociedade e, para isso, a instituição estará ampliando o projeto UFPB em seu Município em 2014.

O Pró-Reitor de Promoção e Assistência Estudantil, Thompson Lopes de Oliveira, parabenizou a realização de um evento unificado e que sua pró-reitoria tem se empenhado colaborando junto ao ensino, pesquisa e extensão através do custeio de alunos para participação de eventos acadêmicos.

A cerimônia de abertura contou ainda com a participação do grupo do projeto de extensão Ciclo Musical José Siqueira, do Departamento de Música da UFPB.

ASCOM – Reitoria (Fernando Caldeira/Jéssica Azevedo-estagiária)