Reitora da UFPB é homenageada no Dia Internacional da Mulher

A reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, foi uma das homenageadas do Centro de Ciências Médicas (CCS) na manhã de 8 de março, em evento comemorativo do Dia Internacional da Mulher. A data também foi motivo de convite para entrevistas no Sistema Correio de Comunicação e participação em programa da TV Master, em João Pessoa.

No auditório do CCS, a reitora recebeu, na parte da manhã, das mãos da assessora de extensão do centro Marize Diniz da Rosa, do diretor do CCS João Euclides Braga e do vice Fabiano Gonzaga Rodrigues, certificado e troféu como uma das mulheres de destaque na saúde e para a saúde. Ela agradeceu o reconhecimento da unidade acadêmica à qual é institucionalmente vinculada.

“É uma honra receber essa homenagem, principalmente do centro de que sou oriunda, e o compromisso e a responsabilidade aumentam, de dar o exemplo como mulher, como mãe, como esposa, como gestora e professora dessa instituição. Para mim, é muito gratificante”, disse em gravação à TV UFPB.

A cerimônia foi conduzida pelo cerimonialista Jamilton Farias, iniciando-se com apresentação do vídeo “Parabéns, mulher! Você pode ser o que você quiser” e do grupo musical da UFPB composto por Ruth Carolina, Grace Kelly Oliveira e Adalgisa Pereira de Lima. A mesa foi presidida por Margareth Diniz e o mestre de cerimônias da solenidade foi o diretor do Centro de Ciências Médicas (CCM), Eduardo Sérgio Soares de Sousa.

Além da reitora, foram homenageadas as servidoras: Carmen Lúcia do Nascimento, Maura Vanessa Sobreira, Soraya Maria Pereira Adriano, Ivanilda Lacerda Pedroza, Virgínia Lúcia Cerqueira de Melo, Eutília Andrade Medeiros Freire, Flávia Cristina Fernandes Pimenta e Maísa Freire Cartaxo Pires dos Santos.

Agenda externa

No início da tarde, a reitora participou do Programa Correio Debate, na FM Correio, excepcionalmente apresentado, na data, pela radialista Sandra Macêdo e pelas deputadas estaduais Daniella Ribeiro (Progressistas) e Estela Bezerra (PSB). As demais convidadas foram a primeira-dama da capital Maísa Cartaxo, a secretária municipal Lídia Moura, a juíza Graziela Queiroga e a delegada Wládia Holanda. Participaram, ainda, pelo Sistema Correio de Comunicação, a diretora geral Beatriz Ribeiro e a diretora de jornalismo Sony Lacerda.

Entre os temas, foram destacados os avanços obtidos pelas mulheres e a necessidade de ampliação da participação feminina na política. Outros pontos importantes fizeram parte das discussões, como a jornada diária extenuante e as diversas formas de violência e discriminação contra a mulher, que ocorrem no âmbito doméstico e no trabalho, muitas vezes de forma imperceptível e independentemente de classe social.

Margareth Diniz também foi entrevistada no programa de TV Correio Debate, apresentado pelo jornalista Hermes de Luna. A reitora, que hoje exerce o segundo mandato consecutivo na UFPB, falou, entre outros temas, dos desafios de ser a primeira a ocupar o cargo máximo da universidade, depois de 18 homens. Ela afirmou que as dificuldades e resistências pelo fato de ser mulher não impediram a sua gestão de realizar avanços, que atribuiu à motivação, à vontade de trabalhar e a uma equipe determinada a apoiá-la.

Em seguida, a reitora foi convidada a gravar um vídeo para o Portal Correio. Ela falou das dificuldades, lutas e limitações frente ao preconceito e ao machismo e destacou que sua gestão abriu espaço para servidoras docentes e técnicas ocuparem cargos estratégicos na universidade.

Por fim, Margareth Diniz participou do Programa de Thereza Madalena, na TV Master. Com outras mulheres, foi homenageada com flores e troféu, entre elas a vice-reitora da UFPB Bernardina Freire, na condição de presidente da Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba.

ACS | Rita Ferreira