Reitora da UFPB é homenageada pela Universidade Soka no Japão

A reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, recebeu a Suprema Honra ao Mérito, distinção máxima da Universidade Soka do Japão, equivalente ao título de Doutor Honoris Causa no Ocidente. A honraria foi entregue pelo reitor da instituição japonesa, Yoshihisa Baba, em cerimônia realizada no dia 13 de junho, às 14 horas (horário local), em Hachioji, na província de Tóquio.

A reitora foi ao Japão para a entrega do título de Doutor Honoris Causa, outorgado pelo Conselho Universitário da UFPB, ao fundador e presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), o humanista Daisaku Ikeda. O laureado solicitou que a cerimônia fosse realizada na Universidade Soka, em Tóquio.

Esse evento também ocorreu em 13 de junho, às 15 horas (horário local), e foi notícia de capa do jornal local Seikyo Shimbum, que tem tiragem diária de 5 milhões de exemplares. O filósofo, escritor, poeta e líder budista Daisaku Ikeda já foi homenageado com mais de 800 títulos de cidadão honorário pelo mundo e com 25 honrarias no Brasil. O título da UFPB é o primeiro concedido por uma universidade pública do Nordeste brasileiro. Na Paraíba, a SGI atua desde a década de 1980.

Compareceram às cerimônias, a reitora Keiko Ishikawa da Universidade Feminina Soka e o presidente do conselho de administração Yasunori Tashiro e o decano do escritório de assuntos internacionais Masaru Osanai da Universidade Soka. Pela Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), participou seu presidente, Miguel Shiratori.

Vídeo produzido pela universidade japonesa sobre a entrega dos títulos pode ser acessado neste link.

Suprema honra ao mérito

Ao chegar àquele país, a dirigente da UFPB foi surpreendida com a notícia de que também seria homenageada, como professora, pesquisadora e gestora. “Tive a honra de receber, em Tóquio, a comunicação de que os conselhos universitário e acadêmico da Universidade Soka acolheram, por unanimidade, proposta apresentada, pelo próprio doutor Daisaku Ikeda, para conferir-me o prêmio máximo dessa instituição de ensino superior”, conta a reitora.

Em seu discurso de agradecimento, Margareth Diniz declarou: “a honraria é um grande privilégio para a comunidade acadêmica que represento e nos motiva a empreender ainda mais esforços em prol da paz, cultura e educação”.

Todas as despesas de viagem da reitora e de dois acompanhantes, com duração de 9 a 15 de junho, foram custeadas pela Universidade Soka. Integraram a comitiva o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFPB) Walmir Rufino da Silva e o subchefe do Departamento de Relações Internacionais (DRI/CCSA/UFPB) Iure Paiva, que também é membro da BSGI e foi o propositor do título a Daisaku Ikeda.

Educação no Japão

Na missão oficial ao Japão, entre outras atividades, a comitiva brasileira visitou o Centro Cultural da Paz da Soka Gakkai e o Parque Memorial da Paz, ambos em Hiroshima; e a Escola Primária Soka, da região de Kansai, em Quioto. Lá, a reitora e os professores da UFPB conheceram as instalações da escola e foram recepcionados por um coral de crianças.

Margareth Diniz elogiou a forma como a educação infantil é organizada no país asiático: “além de realizar as atividades escolares comuns a todos, as crianças também são estimuladas, desde cedo, a desenvolver seus potenciais, que são identificados pela própria escola”. A gestora da UFPB destacou, ainda, que ficou impressionada com a recepção dos pequenos estudantes, que incluiu a execução de músicas brasileiras, cantadas em português.

No penúltimo dia da viagem, a comitiva também visitou o Centro Internacional das Mulheres Soka.

Cooperação acadêmica

Durante sua estadia no Japão, a reitora Margareth Diniz articulou acordos e ações de cooperação mútua com a Universidade Soka, com o objetivo de estabelecer um importante vínculo acadêmico.

Em fase de negociação, os termos da cooperação visam beneficiar estudantes e servidores docentes e técnicos, englobando gestão, ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação acadêmico-científica, e também a Escola de Educação Básica (EEBAS) da UFPB.

De acordo com Margareth Diniz, a UFPB tem priorizado seu processo de internacionalização, focalizando, para além da mobilidade passiva, os intercâmbios com entidades e instituições de ensino superior, de reconhecida qualidade, para atrair profissionais qualificados do exterior aos seus programas de pós-graduação. “O Japão é uma potência educacional e tecnológica. Parcerias com suas instituições educacionais e de pesquisa são estratégicas para o nosso projeto”, avalia a gestora.

A SGI

A Soka Gakkai International (SGI) é uma organização não governamental filiada à Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1983 e presente em 190 países. Tem como objetivo fundamental promover a paz e o respeito pela dignidade humana. Sua representante no Brasil é a Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), criada em 1960 por Daisaku Ikeda. Aqui, a entidade desenvolve projetos nas áreas de educação, artes, ciências e saúde, entre outros, e está presente no estado da Paraíba há mais de três décadas.

ACS | Rita Ferreira. Colaboraram Pedro Paz e Iure Paiva.