Reitora da UFPB participa da eleição e posse da nova diretoria da Andifes

A capital do Rio Grande do Norte sediou, em 27 e 28 de julho, a CLXV reunião ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

No primeiro dia, os reitores das 63 IFES que compõem a entidade receberam o gerente de relacionamento da Petrobras Eduardo Fernando dos Santos, para falar de Pesquisa e Desenvolvimento com as Universidades Federais, e o secretário nacional adjunto da Articulação Social Claudio Cavalcanti Ribeiro, para tratar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Nesta sexta, 28, depois da apresentação do Relatório da Gestão 2016/2017, foram propostas as candidaturas das chapas à Diretoria Executiva da Andifes. A reitora da UFPB Margareth Diniz participou da comissão eleitoral.

No início da tarde, foi eleito o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Zagury Tourinho, para presidir a Andifes em 2017/2018, com os demais integrantes da chapa “A”. São eles, o 1° Vice-Presidente José Arimathéia Dantas Lopes (UFPI), o 2° Vice-Presidente José Roberto Soares Scolforo (UFLA), o 1° Suplente Rui Vicente Oppermann (UFRGS) e 2ª Suplente Myrian Thereza de Moura Serra (UFMT).

"Parabenizo o professor Tourinho, que traz boas propostas e defenderá, com todo nosso apoio, o sistema de universidades públicas federais, sua autonomia e o compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade", declarou a reitora da UFPB, que foi eleita presidente do conselho regional (Nordeste) da Andifes.

ACS | Rita Ferreira, com fotos de Marinalda Palmeira