Reitora da UFPB participa de encontro internacional de reitores na Espanha

A reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, participa, em Salamanca, Espanha, do IV Encontro Internacional de Reitores Universia. Mais de 700 gestores e representantes acadêmicos de instituições públicas e particulares de todo o mundo debaterão, nos dias 21 e 22 de maio, sobre o tema “Universidade, Sociedade e Futuro”.

“O evento é importante para as universidades iberoamericanas estabelecerem uma agenda conjunta e também para a UFPB ampliar o rol de instituições com as quais estabelece cooperação, criando oportunidades no âmbito de nosso processo de internacionalização”, comentou Margareth Diniz. A gestora lembrou, ainda, que, recentemente, a UFPB deu um grande passo nesse sentido, com o lançamento de um edital para contratação de 88 professores visitantes, iniciativa que visa atrair pesquisadores estrangeiros para a universidade.

Da abertura do Encontro de Reitores, participam o rei Felipe, de Espanha, e o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, de Portugal, acompanhados, entre outras personalidades, pelo Secretário Geral da OCDE, Ángel Gurría, e pela presidente da Universia e do Banco Santander, Ana Botín.

O debate em torno do tema se dará em três eixos: "Formar e aprender em um mundo digital"; "Pesquisar na universidade, um paradigma a ser revisado?" e "Contribuição da universidade para o desenvolvimento social e regional". As conclusões serão publicadas na Declaração de Salamanca, documento aglutinador das principais propostas e compromissos para a construção da universidade do futuro e de sua missão como motor de progresso e desenvolvimento social, em consonância com as necessidades da sociedade do século XXI.

O simpósio dá continuidade aos encontros ocorridos em Sevilha (Espanha, 2005), Guadalajara (México, 2010) e no Rio de Janeiro (Brasil, 2014), com o apoio do Banco Santander, empresa que mais investe em apoio ao ensino no mundo, conforme o Informe Varkey/UNESCO - Fortune 500, mantendo mais de 1.200 convênios de colaboração com instituições acadêmicas de 21 países por intermédio do Santander Universidades, e que reúne mais de 1.300 instituições acadêmicas ibero-americanas por meio da Universia.

O debate poderá ser visto, por streaming, nas redes sociais e no site oficial do Encontro.

ACS | Rita Ferreira. Fotografias: arquivo pessoal da reitora.