Reitora da UFPB preside primeira reunião da Rede Nordeste de Universidades Federais

A reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, encontra-se em Brasília para cumprir diversos compromissos de trabalho na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Na terça, 26 de setembro, a reitora conduziu reunião da Rede Nordeste de Universidades Federais (RENE), a primeira depois de sua eleição para a liderança da Região Nordeste no Diretório Nacional da Andifes, junto com o suplente Ângelo Roberto Antoniolli, reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Entre outros assuntos, foram tratados detalhes do Encontro de Reitores das Universidades Federais, que será sediado pela UFPB em novembro.

A tarde, Margareth Diniz acompanhou o Seminário Andifes “Financiamento das Universidades Federais”. O tema tem mobilizado os dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), que enfrentam dificuldades para honrar seus compromissos financeiros, devido às restrições orçamentárias e de contingenciamento de recursos por parte do governo federal.

A Andifes voltou a pedir, em carta ao ministro da Educação, encaminhada no início desta semana, a liberação integral dos orçamentos de custeio e de investimento das universidades federais para 2017, para que as instituições reequilibrem as suas finanças e retomem ações fundamentais de seus Planos de Desenvolvimento Institucional. O documento foi assinado em conjunto com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A gestora da UFPB também esteve com o ministro da educação José Mendonça Bezerra Filho, o deputado federal Wilson Filho (PTB/PB) e o diretor de desenvolvimento da rede de IFES do MEC Mauro Luis Rabelo, apresentando demandas da UFPB.

Nesta quarta, 27 de setembro, Margareth Diniz participa da CLXVII Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes.

ACS | Rita Ferreira