Reitora da UFPB reúne-se com a deputada Estela Bezerra

A deputada estadual Estela Bezerra (PSB) esteve no gabinete da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus João Pessoa, na manhã de 3 de abril, para tratar de ações voltadas às mulheres na instituição. O principal assunto da reunião foi a realização do II Seminário Mulheres e Universidade, organizado pelo Fórum de Mulheres em Luta da UFPB.

A parlamentar foi recebida pela reitora Margareth Diniz, o chefe de gabinete Raimundo Barroso Jr, o pró-reitor de gestão de pessoas Francisco Ramalho, a pró-reitora de planejamento Elizete Ventura e o prefeito universitário João Marcelo Macedo.

Sobre as iniciativas da instituição em defesa dos direitos das mulheres, a reitora relatou que a UFPB, por meio da reitoria e dos centros de ensino, têm apoiado as ações que combatem as diversas formas de violência e discriminação em seus campi. Destacou, também, a adesão da UFPB ao movimento He for She, da ONU Mulheres; a criação do Comitê da Diversidade, Gênero e Sexualidade na universidade; a sensibilização para o tema promovida nos cursos de capacitação para vigilantes; e a recente criação de um espaço de apoio aos movimentos sociais, incluindo de mulheres, instalado no prédio da antiga Funape, no Centro Histórico de João Pessoa.

"A deputada Estela Bezerra é muito comprometida com as questões sociais”, comentou Margareth Diniz. “Estamos pensando na possibilidade de formar um núcleo para aglutinar as diferentes ações e grupos que atuam em defesa das mulheres na UFPB", afirmou.

Estela Bezerra, que graduou-se em jornalismo na instituição, é feminista e ativista dos direitos humanos. Foi uma das fundadoras do Coletivo Feminista - Cunhã e coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de João Pessoa. Na Assembleia Legislativa da Paraíba, preside a Frente Parlamentar pela Reforma Política; a Frente Parlamentar Ambientalista e a Frente Parlamentar pelos Direitos da População LGBT, além de participar da Comissão dos Direitos das Mulheres.

Nas redes sociais, a deputada falou sobre o encontro: “a UFPB foi um ambiente primordial na minha formação política. É um espaço fundamental de produção de conhecimento e que gera a conscientização da nossa cidadania e de nosso lugar na sociedade. Quero muito, nesse momento, fortalecer mais minha presença, ações e meus laços com a instituição, uma vez que é um segmento que defendo e tenho efetiva relação”.

ACS | Rita Ferreira. Fotografia: Ervone Laureano.