A Reitora da UFPB, Margareth Diniz, recebeu em seu gabinete a equipe que está produzindo um vídeo documentário sobre a fundação da cidade de Sousa, no sertão paraibano.
A equipe formada pelo ator, diretor e roteirista Beto Quirino, pelo Engenheiro Fernando Mariz, pelo assistente de vídeo Otávio Mariz e pelo historiador Marcílio Mariz, visitou a Magnífica Reitora, professora Margareth Diniz, já que o próprio documentário também fará alusão à contribuição que a família Mariz, da qual Margareth é descendente, deu ao município.
O documentário vai abordar a história de Sousa desde sua fundação, há quase 300 anos com detalhes até então desconhecidos por grande parte de historiadores. Os documentaristas conseguiram descobrir a forte ligação que há entre a cidade de Sousa, em Portugal, e a Sousa paraibana, “seguindo os passos” do seu fundador Bento Freire que saiu de Portugal e veio se instalar na Paraíba. Visitas ao município de Sousa em Portugal já foram realizadas na busca de reatar os laços territoriais que existem entre as duas ‘Sousas’.
O filme, ainda sem título, vai ter o depoimento de muitos destaques da política, de cantores e cordelistas sousenses a exemplo Luciano Cartaxo, Bartô Galeno e Chico Sales, respectivamente além dos escritores Bráulio Tavares e Ariano Suassuna.
Durante a visita à UFPB, a equipe de filmagem fez o convite oficial à Reitora Margareth Diniz para o lançamento do documentário no dia 10 de julho no município de Sousa. Posteriormente será feito um lançamento também na cidade de Sousa em Portugal.