A Reitora da UFPB, Margareth Diniz, tomou posse na Cadeira nº 25 da Academia Paraibana de Medicina (APMED), na noite da última sexta-feira (31), em solenidade ocorrida no auditório da entidade e prestigiada por autoridades da área médica, servidores da UFPB, familiares e amigos.
O evento teve início com o discurso do Acadêmico Titular Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes, que lembrou a trajetória de vida da empossada, desde seus estudos até a chegada à UFPB, onde Margareth Diniz se formou em Medicina e em Farmácia, passou em concurso para professora, assumiu a direção médica do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), foi diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e eleita reitora por dois mandatos seguidos.
Durante o discurso de posse, Margareth Diniz fez referência à cadeira que assume na APMED destacando a trajetória dos seus antecessores. Ela elogiou o trabalho e a conduta do Patrono Dr. Lauro dos Guimarães Wanderley (in memorian) e do Acadêmico João Cavalcanti de Albuquerque, destacando suas contribuições para as pesquisas na área médica e para o crescimento da Medicina no Estado da Paraíba.
Seguindo os ritos de posse, a doutora Juliete Diniz, filha de Margareth, foi convidada para entregar a Medalha da Academia à homenageada. Logo após, o presidente da APMED, Acadêmico Ricardo Antônio Rosado Maia, concedeu o Diploma de Acadêmica Titular à mais nova ocupante da cadeira nº 25.
Ao final da solenidade, o presidente da APMED falou sobre a importância da posse da reitora da UFPB, no simbolismo de mais uma mulher que contribuirá para o aprimoramento ético e humanístico da entidade e o crescimento da sociedade paraibana. “O que nós queremos é projetar os valores que devem ressurgir numa sociedade organizada que dê oportunidade às pessoas. A competência da professora Margareth se destaca na demonstração maior que se pode ter de um médico quando democratiza, na sala de aula, seu conhecimento em prol da sociedade”, finalizou o presidente.