Reitora entrega prêmio para inventores e patentes na UFPB

A Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, realizou a entrega da “1ª Premiação de Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes de Medeiros”.

A solenidade ocorreu na noite da quinta-feira (26), no auditório professor Milton Ferreira de Paiva, na Reitoria da UFPB, Campus de João Pessoa. O evento premiou todas as patentes depositadas pela Agência de Inovação da UFPB – INOVA, no ano de 2014, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A Agência de Inovação Tecnológica (INOVA-UFPB), coordenada pelo professor Petrônio Athayde, idealizou a entrega do “Prêmio Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes de Medeiros” com objetivo de estimular as pesquisas relacionadas à Propriedade Industrial, Tecnológica e Inovação da Universidade Federal da Paraíba.

Na noite do evento, a premiação foi outorgada como evento anual para os professores e estudantes que desenvolveram pesquisas inovadoras passíveis de proteção. Estão incluídas: patente, desenho industrial, programa de computador, topografia de circuito integrado e cultivares que detenham notória relevância para a inovação tecnológica do país.

A reitora entregou como prêmio aos vencedores, um troféu e um certificado de mérito inovador e tecnológico. Foram contemplados 81 inventores e 15 patentes.

INOVA

A Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA-UFPB) é o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) conforme a Lei Nº 10.973/2004. Ela foi criada pela Resolução Nº 41/2013 do CONSUNI (UFPB) e regulamentada pela Resolução Nº 08/2014 do CONSUNI (UFPB), sendo um órgão suplementar da UFPB. Tem como missão planejar, coordenar e controlar todas as atividades de inovação tecnológica, a exemplo de incubações de empresas de base tecnológica, propriedade intelectual, transferência e licenciamento de tecnologias mantidas pela UFPB.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)