A professora Margareth Diniz foi convidada para proferir palestra, na noite desta quinta-feira (23), na sede da APMED, abordando a revitalização e a reestruturação do antigo prédio da Faculdade de Medicina da Paraíba, localizado no Varadouro em João Pessoa.
O presidente da Academia Paraibana de Medicina, José Eymard de Medeiros abriu o encontro entre os acadêmicos da APMED e a Reitora da UFPB, momento em que fez um breve histórico da Faculdade de Medicina da Paraíba por meio de um resgate fotográfico desde sua fundação no dia 15 de março de 1952 com solenidade no Teatro Santa Roza, até os dias de hoje em que o prédio se encontra abandonado.
Em seguida, a Reitora da UFPB abriu sua palestra com uma retrospectiva da sua trajetória no Centro de Ciências da Saúde, onde foi Diretora por oito anos, e também com um histórico do Curso de Medicina em João Pessoa, sua evolução e a perspectiva para o futuro com a implantação do Núcleo de Tecnologia em Plasticidade Celular e Engenharia Tecidual que vai abranger também Pós-Graduação Strictu-senso, Mestrado e Doutorado. Momento em que agradeceu o empenho do Senador Vital do Rêgo que disponibilizou emenda parlamentar, a qual possibilitará a construção do Núcleo.
Após uma rápida introdução histórica do Curso de Medicina na Paraíba, Margareth fez uma explanação do Projeto de Revitalização da Antiga Faculdade de Medicina que vai contemplar o Museu da Medicina da Paraíba, biblioteca, sala de documentação com arquivo fotográfico e um ambulatório médico-odontológico. O Projeto apresentado pela Reitora possibilitará a preservação da edificação com uma intervenção reestruturante, qualitativa e conservativa garantindo a preservação histórica do prédio. “Para esta intervenção, vamos contar com a cooperação da Prefeitura Municipal de João Pessoa”, disse.
“Na qualidade de Médica, farei o possível para que possamos resgatar a história da Medicina no nosso estado e também para ver um ambulatório médico-odontológico em pleno funcionamento e que contribua com uma melhor saúde da comunidade em que o prédio da antiga Faculdade está inserida”, afirmou Margareth.
Ao final, o presidente da Associação, José Eymard entregou o Certificado de Palestrante da APMED a Reitora, agradeceu a presença de todos e disse que “a participação da UFPB, na revitalização do prédio da Faculdade de Medicina, é fundamental para resgatar a história da profissão e também para auxiliar toda a população circunvizinha da antiga Faculdade”.
Estiveram presentes ao evento, além da Reitora da UFPB e do presidente da APMED, o presidente do Conselho Regional de Medicina – PB, João Medeiros, Marco Antônio do Centro Ciências Médicas da UFPB, o Pró-Reitor do Unipê, Paulo Padilha e os representantes do Conselho Científico da APMED, Manoel Jaime Filho e Joaquim Martins.