Reitora grava Ciência Aberta para TV UFPB

Os estudos e as pesquisas com a planta popularmente conhecida por milona (Cissampelos sympodialis) feitos por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba, levaram uma equipe da TV UFPB a gravar entrevista com a professora/pesquisadora Margareth Diniz, Reitora da Instituição.

A equipe da TV, formada Laena Antunes (redatora), Graciele Barroso (repórter), Adegilson Gomes (cinegrafista) e Ivan Francisco (assistente de produção), está produzindo material para um programa intitulado “Ciência Aberta, aprovado pelo Proext 2013, vai promover o contato da comunidade com as pesquisas cientificas realizadas na UFPB, fazendo a relação entre ciência e saber popular. Para isso, serão produzidos 10 programas de TV, utilizando elementos de teledramaturgia, jornalismo e recursos de audiodescrição, garantindo acessibilidade para pessoas com deficiência”, explicou Laena.

Segundo ela, “a ideia é popularizar o conhecimento científico, democratizar o acesso à informação e contribuir para a formação profissional de estudantes de graduação em Jornalismo e Teatro. Através dos programas, a TV UFPB (Canal 43) faz a ponte entre o desenvolvimento científico e tecnológico e a sabedoria popular, sendo o primeiro programa de televisão do gênero na Paraíba”, revelou.

O programa gravado com a Reitora será o primeiro da série a ser exibido, tão logo esteja completo o ciclo de gravações de todos os programas que serão veiculados.

Ascom-Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo – estagiária)