Reitora participa da abertura do IV Fórum sobre desenvolvimento e Inovação Tecnológica em medicamentos

O IV Fórum do Programa de Pós-graduação em desenvolvimento e Inovação Tecnológica em medicamentos foi aberto na manhã desta quinta-feira (03) no auditório do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CCS/UFPB) e contou com a presença da magnífica reitora, Margareth Diniz, o diretor e o vice-diretor do CCS, Reinaldo Nóbrega e João Euclides, respectivamente.

A temática do Fórum nessa quarta edição é “Desafios para formulação e usos de medicamentos na era das epidemias mundiais”. O evento prossegue até amanhã (04).

Na programação de hoje há várias palestras, sessão oral com apresentação de alunos, sessão temática e uma sessão de autógrafos com o autor do livro “Bioactive Essential Oils and Cancer”.

Segue programação completa:

03/12/2015

8h30 – Abertura - Mesa

Palestra de Abertura – 9h30 - "Desenvolvimento de medicamentos para o tratamento de doenças do segmento posterior do olho."

Prof. Dr. Armando da Silva Cunha Júnior – Coordenador da Área de Farmácia na CAPES

Coffee break – 10h30

11h - Palestra – "Biotecnologia translacional: vacinas contra patógenos de alta virulência"

Prof. Dr. Lindomar José Pena (Fiocruz/PE/PPgDITM-UFRPE);

14:30 h - Sessão oral – Apresentação dos alunos

Coffee break – 16h

16h30 – Sessão Temática I – “Os desafios da inovação tecnológica na cadeia produtiva de medicamentos”

Prof. Dr. Rui Macedo (DCF/PPgDITM/IpeFarM/UFPB)

Prof. Dr. Túlio Flávio Accioly de Lima e Moura (DTFA/UFRN)

Prof. Dr. Damião Pergentino de Sousa (DCF/PPgDITM/ UFPB)

Prof. Dr. Marcus Tullius Scotti (CCAE/UFPB)

Moderador: Prof. Dr. Kristerson Reinaldo de Luna Freire (CBiotec/PPgDITM/UFPB)

18h - Sessão de autógrafos do autor do livro “Bioactive Essential Oils and Cancer”

04/12/2015

8:00h-8:30h – Aposição de Painéis

8:30-10:30h - Sessão Temática II – Abordagem diagnóstica e terapêutica em oncologia

"Terapia alvo em oncologia - métodos diagnósticos"

Dr. Alexandre Rolim da Paz (Professor de Anatomia Patológica - CCM/UFPB

Centro de Diagnóstico Anatomopatológico - Hospital do Câncer Napoleão Laureano)

“Terapia alvo em oncologia: aplicação clínica”

Drª Dalva Guedes Arnaud (Hospital Napoleão Laureano e Clioncol (Clínica Oncológica Drª Dalva Guedes Arnaud) /João Pessoa/PB.

"Terapia Alvo em hematologia".

Profa. Dra. Flávia Cristina Fernandes Pimenta (DCM/UFPB)

“Novos fármacos na leucemia linfoide aguda”.

Profa. Dra. Romelia Pinheiro Gonçalves (FAFOE/PPgDITM/UFC)

“Manipulação na Terapia alvo”

Prof. Dr. Josué do Amaral Ramalho (Egresso do PPgDITM/Farmacêutico Oncológico/HNL/João Pessoa/PB)

Moderadora: Profa. Dra Marcia Piuvezam (PPgDITM/UFPB).

Coffee break – 10:30h

11:00h – Palestra - “A diversidade molecular e suas aplicações terapêuticas” - Prof. Dr. Ronaldo Nascimento de Oliveira (PPgDITM/UFRPE)

Apresentadora: Profa. Dra. Tânia Maria Sarmento da Silva (PPgDITM/UFRPE).

14:00h – Sessão Temática III – “Desafios para inovação em fitoterápicos”

Profa. Dra. Fernanda Nervo Raffin (DC/UFRN)

Prof. Dr. José Maria Barbosa filho (DCF/PPgDITM/ UFPB)

Prof. Dr. Isac Almeida de Medeiros (DCF/PPgDITM/ UFPB)

Moderador: Prof. Dr. Luis Cézar Rodrigues (CBiotec/PPgDITM/UFPB)

15h30 - Premiação e Encerramento

Entrega de um exemplar do livro “Bioactive Essential Oils and Cancer”, presenteado pelo autor Prof. Dr. Damião Pergentino de Sousa (DCF/PPgDITM/ UFPB).

Coquetel de encerramento.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)