A Reitora Margareth Diniz participou nesta quinta-feira (06) da comemoração do dia das crianças portadoras de fissuras labiopalatinas, no Ginásio de Práticas Integrativas-UFPB. O evento foi realizado pelo Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).
Para dar início aos trabalhos, compuseram a mesa a Reitora, a futura Vice-Reitora Bernardina Freire, o coordenador do serviço de fissuras labiopalatinas Dr Paulo Germano, a coordenadora do Projeto Melhorarte do HULW/EBSERH professora Cláudia de Melo e a presidente da Associação de Assistência aos Fissurados da Paraíba Waldirene Nascimento da Silva.
A reitora ressaltou a alegria de estar presente ao evento e a importância que o trabalho do HULW vem realizando há 25 anos e que é referência no Estado da Paraíba.
O Dr. Paulo Germano Furtado, coordenador do serviço, médico professor da UFPB e especialista em cirurgia pediátrica, relata que em 1991 o HULW fundou o serviço de fissuras labiopalatinas e que hoje há 2124 pessoas cadastradas.
Em 2007 foi criado o Instituto do Fissurado Labiopalatal da Paraíba (Instituto Palate) em parceria com a ONG Americana- Smile Train. O Instituto atua principalmente no Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba, e tem por finalidade a promoção gratuita da assistência à saúde das crianças e adolescentes portadores de fissuras congênitas de lábio e palato (lábio leporino e fenda palatina) como também o tratamento dos distúrbios da audição que ocorrem com freqüência nesses pacientes.