Reitora participa de homenagem ao centenário de João Agripino

ImprimirImprimir

A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (13) no auditório do Hotel Tambaú e foi prestigiada por autoridades políticas e pela família do ex-governador.

 

 

Após a execução do Hino Nacional, a solenidade promovida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) foi aberta pelo conselheiro Fábio Nogueira o qual relembrou a carreira política de João Agripino destacando as qualidades da ética e da moral do ex-governador. “Vida pública ímpar e memorável”, resumiu Nogueira.

 

O discurso do senador Cássio da Cunha Lima seguiu as comemorações. Cássio falou da austeridade de João Agripino além de contar alguns ‘causos folclóricos’ da sua vida. “Tinha a honestidade como dogma e a verdade como religião. Era sempre cordial com os pobres e os humildes”, disse. As homenagens continuaram com familiares e políticos que se pronunciaram.

 

O senador José Agripino, do Rio Grande do Norte, assumiu o púlpito e discursou não como político, mas como familiar. “Agradeço não como político, mas como sobrinho de João Agripino, ao TCE pela solenidade para aquele que foi uma referência em matéria de política pelo seu padrão ético. Em política, padrão ético não se fala da boca pra fora. Se põe em prática. João Agripino é meu modelo de homem público”, arrematou.

 

 

A Reitora da UFPB, profa. Margareth Diniz foi convidada a compor a mesa por pertencer à família do ex-governador João Agripino.

 

 

Compuseram a mesa o governador em exercício Rômulo Gouveia, o conselheiro do TCE Fábio Nogueira, o pres. da Assembleia Legislativa Ricardo Marcelo, o juiz Onaldo Queiroga representando o Tribunal de Justiça, os senadores Cássio Cunha Lima, Vital do Rego e José Agripino, o desembargador Eduardo Sérgio de Almeida; representando o TRT – PB, o promotor de Justiça Amadeus Lopes Ferreira; pelo Ministério Público, o arcebispo Dom Aldo Pagotto, a reitora da UFPB Margareth Diniz, o secretário de Controle Externo Rainério Rodrigues Leite (TCU), o presidente do Instituto Histórico Joaquim Carneiro, o secretário municipal Rômulo Polari; representando o prefeito Luciano Cartaxo, o conselheiro aposentado Juarez Farias, o ex-deputado João Agripino de Vasconcelos Filho.
 

Fonte: 
Ascom-Reitoria - Bob Vagner (fotos - Oriel Farias)