Reitora participa de solenidade de abertura do PPGFON

A reitora Margareth Diniz participou, na manhã de hoje (17), da solenidade de abertura do semestre letivo do Programa Associado de Pós-Graduação em Fonoaudiologia - Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGFON/UFPB/UFRN), criado no início do ano. A aula inaugural foi proferida pela professora do departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Célia Maria Giacheti.

Na presença de representantes das duas instituições, a reitora iniciou sua fala lembrando o percurso para a criação do curso de graduação em Fonoaudiologia na UFPB e deu as boas vindas aos primeiros alunos da pós-graduação. A gestora enfatizou que o curso é referência no Estado da Paraíba e que "o programa é fruto do empenho e determinação dos professores que participaram da elaboração do projeto para a Capes”, disse Margareth Diniz.

O coordenador geral do PPGFON, professor Leandro de Araújo Pernambuco, afirmou que a iniciativa cobre uma lacuna na Região Nordeste, que não possuía programas de pós-graduação na área. “Os cursos se concentram no eixo sul-sudeste. A UFPB e a UFRN entenderam que a criação do programa em associação promove um impacto significativo na área e o fortalecimento do Nordeste como polo de incentivo tecnológico”, defendeu.

Já a vice-coordenadora geral do programa, professora Sheila Andreoli Balen, lembrou que a criação do programa contou com “apoio incondicional da UFPB e UFRN”, que deve se manter na trajetória de crescimento do PPGFON. O pró-reitor de pesquisa da UFPB, professor Isaac Almeida de Medeiros, que também compôs a mesa de abertura, enalteceu a associação entre as instituições e desejou sucesso aos docentes e discentes do curso.

PPGFON

O Programa Associado de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (PPGFON/UFPB/UFRN) é uma parceria entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O mestrado acadêmico conta com uma área de concentração, “Aspectos Funcionais e Reabilitação em Fonoaudiologia”, que possui duas linhas de pesquisa: “Voz e funções orofaciais - aspectos funcionais e fundamentos da reabilitação” e “Desenvolvimento e reabilitação da audição e linguagem”. As aulas ocorrem nas duas universidades e a coordenação também é dividida entre ambas.

ACS | Lis Lemos