Reitora preside entrega de título honorífico na UFPB

A professora Dalvanira de França Gadelha Fontes foi agraciada na noite desta quinta-feira(15) com o título de Professor Emérito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por seus relevantes serviços prestados à instituição.

A solenidade de titulação ocorreu no Auditório da Reitoria, em João Pessoa, e foi presidida pela Reitora Margareth Diniz. Formaram a mesa com a Reitora o vice-diretor de Centro de Ciências da Saúde, propositor da honraria, João Euclides, o diretor médico do Hospítal Universitário, Otávio Pinto, Terezinha Diniz, representante da Associação dos Docentes da UFPB (Aduf), Severino Ramos, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (Sintesp), do professor  Severino Francisco de Oliveira, da Secretaria dos Órgãos Deliberativos Superiores da UFPB e tambémdo ex-Reitor da instituição, professor Berilo Ramos Borba.

A solenidade formal da entrega do título de Professor Emérito foi precedida por uma apresentação musical do Grupo Brassil, formado por professores do Departamento de Música da universidade, que executou obras clássicas e populares.

Em seu discurso, a homenageada se disse muito emocionada com o reconhecimento da instituição aos seus 15 anos de dedicação à UFPB.

A homenageada

Natural de Campina Grande, a professora Dalvanira Gadelha integrou, por 15 anos, o quadro de docente permanente do Departamento de Arte e Comunicação no Curso de de Educação Artística da UFPB. Tem larga experiência na área da Cultura Popular, mais especificamente em Danças e Folguedos. Realizou pesquisas folclóricas (in loco) nos Pastoris, Nau Catarineta, Cavalo Marinho, Coco de Roda, Cirandas e Cantigas de Roda na periferia da grande João Pessoa e em outras cidades como: Alhandra, Uiraúna, Souza, Taperoá e Pombal.

Dalvanira Gadelha foi fundadora e diretora artística do grupo Folclórico da Paraíba (GFP), que representou a Paraíba nos Jogos Estudantis Brasileiros de Brasília e Campinas. O GFP representou o Brasil na V Gymnaestrada realizada em Berlim, Alemanha e em Ypacaraí no Paraguai.

Ascom-Reitoria (Fernando Caldeira/Jéssica Azevedo-estagiária)