Ocorreu nesta quinta-feira (20), a terceira reunião do Conselho Universitário (CONSUNI) na gestão da magnífica Reitora Margareth Diniz. A sessão foi realizada na Sala de Órgãos Deliberativos Superiores (SODS) da UFPB e contou com a presença da reitora, do vice-reitor, dos pró-reitores além de vários conselheiros.
A reunião foi iniciada com análises da última ata realizada, entrando em questão a adesão da Universidade juntamente com o Hospital Universitário a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A questão da EBSERH, por sugestão da reitora, ficou para ser debatida em outra sessão com a participação de todos os segmentos da UFPB.
Ao iniciar a ordem do dia, foi levantada a questão da prorrogação do mandato eleitoral dos conselheiros técnicos administrativos, para que o cargo não fique vago durante os dois meses antecedentes à eleição.
Uma alteração no regimento geral da instituição proposta pela reitora também foi exposto, a proposta era para que os servidores técnico-administrativos pudessem assumir pró-reitorias, ação que culminou sem debates e com aceitação unânime por parte dos conselheiros.
Uma solicitação do curso de Letras para que haja desmembramento, e as habilitações se transformem em coordenações independentes, foi apresentada ao Conselho. A explanação gerou um debate entre os representantes do conselho de como o MEC tem gerido essa questão das habilitações se transformarem em cursos, ação fomentada pelo Ministério através da Matriz Orçamentária proposta as Universidades.