O curso de graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) já começa a mostrar sua produção e participar, de forma competitiva, nos Festivais do setor, inclusive com prêmios recebidos. “Estamos com sete anos de existência e as produções didáticas dos nossos alunos tem sido extremamente bem recebidas nos Festivais”, avaliou o professor João de Lima, vice-chefe do Departamento de Comunicação, após audiência com a reitora da UFPB, Margareth Diniz. A reitora recebeu os cineastas Edson Lemos e R.B Lima, premiados recentemente em Festivais.
Edson Lemos concluiu recentemente o curso de Cinema e Audiovisual da UFPB e conquistou duas das mais importantes premiações no Festival Internacional de Cinema de Guayaquil (Equador). O seu filme “Estrangeiro” levou as estatuetas de Melhor Filme e Melhor Fotografia – para Raphael Aragão, Júlia Sartori e Charliane Rodrigues. Já o aluno de graduação R.B. Lima foi contemplado com uma Menção Honrosa no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (na mostra competitiva do FestUni) pelo curta-metragem intitulado “De vez em quando, quando eu morro, eu choro”.
A reitora Margareth Diniz recebeu os jovens cineastas e alguns professores do curso de graduação para parabenizá-los pessoalmente. ”A UFPB se sente mais criativa e inovadora quando seus alunos e ex-alunos tem a chance de trazer prêmios nos mais diversos festivais de arte e cultura. É um forte estímulo para outros alunos e para os próprios docentes”, disse a reitora durante a audiência que contou com a presença do Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Francisco Ramalho, do chefe de Gabinete da Reitoria, prof. Raimundo Barroso, dos professores do Curso de Cinema e Audiovisual, João de Lima e Fernando Trevas, coordenador do curso. Também estiveram presentes o cineasta Marcus Vilar e o professor Lúcio Vilar, produtor executivo do Fest-Aruanda, que exibirá o filme “Estrangeiro” - em sua edição de dezembro.