O diplomata Paulo Wangner de Miranda esteve reunido com a reitora da UFPB Margareth Diniz, na tarde desta terça-feira, 6 de setembro. A reunião foi agendada pelo vice-coordenador do programa de pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da UFPB Túlio Ferreira. A intenção foi estabelecer contato institucional com a finalidade de obter interlocução em alto nível com o governo da Paraíba.
Paulo Miranda responde pelo Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em Minas Gerais (Ereminas) e explicou que há interesse do Itamarati na capilarização de suas ações na Federação, por meio da criação de escritórios regionais. Com isso, os temas de cooperação internacional podem ser melhor debatidos e aprimorados na instância dos municípios.
O embaixador esclareceu sobre a função das unidades do MRE no Brasil, que hoje estão presentes em oito Estados. E ressaltou que, na condição de polo turístico e de negócios, a Paraíba já demanda ações de cooperação descentralizadas no que diz respeito à sua atuação internacional.
A reitora recebeu a sugestão com interesse e entusiasmo, destacando que o tema da cooperação internacional está presente na pauta da universidade e que coloca-se à disposição para organizar e intermediar o diálogo com o governo estadual, no sentido da criação de um Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores na Paraíba.