Reitora recebe representantes da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional

A reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, recebeu na manhã da quarta (14) um convite para representar a instituição em solenidade no Japão. A solicitação foi feita pelo presidente da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), Miguel Shiratori, e pelo vice-presidente da associação, Celso Hama, em reunião no gabinete da reitoria.

Shiratori representou o escritor e pacifista Daisaku Ikeda, que foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela UFPB, aprovado no Conselho Universitário (Consuni) no início do ano. O laureado solicitou, caso não houvesse impedimento, que a cerimônia de entrega do título fosse realizada na Universidade Soka, em Tóquio, no mês de junho. Todas as despesas serão pagas pela universidade japonesa.

O vice-presidente da BSGI afirmou que uma carta-convite será enviada à reitora nos próximos dias, assim como a programação da viagem para que se possa dar os encaminhamentos necessários. A aprovação da entrega fora da UFPB precisa, ainda, passar pela aprovação do Consuni. “Para a UFPB, será uma honra poder entregar o título ao doutor Ikeda no Japão, por todo o seu trabalho de construção de um mundo de paz”, afirmou a reitora durante a reunião, entregando a comunicação oficial de concessão do título ao representante de Ikeda.

Para Margareth Diniz, a concessão do título e o encontro abrem um caminho de diálogos entre a UFPB e o Japão. “Temos trabalhado a internacionalização da UFPB e o Japão é uma potência educacional e tecnológica”, disse.

Na ocasião, a gestora foi presenteada por Miguel Shiratori com o livro Direitos Humanos do Século XXI, de autoria de Daisaku Ikeda e Austregésilo de Athayde.

Título

O título de Doutor Honoris Causa concedido ao escritor Daisaku Ikeda foi proposto pelo professor Iure Paiva, do Departamento de Relações Internacionais da UFPB, que mediou a reunião ocorrida na quarta-feira. “Minha intenção foi reconhecer a ação do doutor Ikeda, que é um pacifista, escritor, educador e poeta conhecido em todo o mundo. Esse é o 25º título que ele recebe no Brasil”, declarou.

Instituição

A Soka Gakkai International (SGI) é uma organização não governamental filiada à Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1983 e presente em 190 países. Tem como objetivo fundamental promover a paz e o respeito pela dignidade humana. Sua representante no Brasil é a Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), criada em 1960 por Daisaku Ikeda. Aqui, desenvolve projetos nas áreas de educação, artes, ciências e saúde, entre outros. No estado da Paraíba, atua há mais de 30 anos.

Participaram também da reunião, o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Walmir Rufino, que foi o relator da propositura do título no Consuni; a professora do Centro de Educação (CE) Amanda Galvíncio e os representantes da BSGI na Paraíba, Altamir Fernandes, Iran Cordeiro, Zaíra Barbosa e Priscila Feitosa.

ACS | Lis Lemos