Reitora solicita o apoio dos parlamentares paraibanos para manter as atividades da UFPB

A reitora Margareth Diniz encaminhou pessoalmente pedido de apoio aos deputados federais e senadores para consolidar atividades programadas para a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 2017.

Em ofício, a gestora especifica a necessidade de apresentação de Emenda Parlamentar para a Ação 12.364.2032.8282.0025, destinada a reestruturação e expansão das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no estado. A medida possibilitará a conclusão de obras iniciadas, a realização de serviços de infraestrutura e a aquisição de equipamentos e mobiliários para os quatro campi da instituição.

“A iniciativa é necessária em função da falta de recursos, devido às perdas orçamentárias significativas para as IFES neste exercício, com cortes, por exemplo, de 10% no Reuni e 40% em capital em relação a 2016”, diz Margareth Diniz. “Além do desequilíbrio orçamentário, as universidades federais enfrentam dificuldades na liberação desses recursos. Até o momento, só pudemos contar com 75% da verba de custeio e 45% de capital, quando seriam necessários 100% de ambos os limites para manter o funcionamento mínimo das instituições”, complementa a reitora.

O documento foi entregue em Brasília, em 23 de agosto, aos representantes da Paraíba no Congresso Nacional, os deputados federais Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro, Benjamin Maranhão, Damião Feliciano, Efraim Filho, Hugo Motta, Luiz Couto, Manoel Júnior, Pedro Cunha Lima, Romulo Gouveia, Veneziano Vital do Rego, Wellington Roberto e Wilson Filho; e os senadores Cássio Cunha Lima, José Targino Maranhão e Raimundo Lira.

A reitora também tratou, com o senador Raimundo Lira e o deputado federal Rômulo Gouveia, sobre a agilização na liberação de recursos já captados junto ao Ministério da Cultura (foto).

ACS | Rita Ferreira. Fotografias do arquivo pessoal da reitora.