Reitoria e diretores discutem política de segurança

O reitor em exercício, professor Eduardo Rabenhorst, se reuniu na manhã de hoje (05) com os diretores de centros, para juntos apreciarem a proposta de criação de um planejamento em segurança universitária.

A reunião teve início com a exposição do tema, feita pelo reitor em exercício, a partir do diagnóstico de estratégias adotadas por outras instituições. De modo geral, são poucos os estudos disponíveis sobre o assunto e não há disponibilização dos dados sistematizados pelas IFES (Instituição Federal de Ensino Superior). Ainda de acordo com Rabenhorst, a segurança nas universidades ainda é uma questão essencialmente patrimonial e inexiste uniformização legislativa sobre o assunto.

Os diretores participaram ativamente da discussão apresentando as especificidades de cada centro e as ações desencadeadas para se reverter o problema. Em algumas unidades, como Areia, ou centros, como o CCJ, existem áreas não contíguas que exigem estratégias específicas e maior número de vigilantes. Em muitos centros a preocupação maior é com a segurança patrimonial.

Ao fim da reunião prevaleceu o entendimento sobre a importância da elaboração de um plano de segurança para a UFPB, que defina claramente parâmetros para as condutas, sempre a partir de um fórum democrático de debates com o conjunto da comunidade universitária.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)