Reitoria reativa Fórum Universitário com conferência de candidato a Nobel

ImprimirImprimir

 

Instância ligada ao Gabinete da Reitora, e que tem como finalidade debater os relevantes assuntos da sociedade brasileira, o Fórum Universitário da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) depois de longos anos inativo está sendo reativado pela atual gestão universitária.

 

A informação é do seu coordenador, professor Iedo Leite Fontes, para quem o papel do Fórum é atuar firmemente em diferentes áreas do conhecimento científico, tecnológico, cultural, político, educacional, e de saúde, na programação de eventos que contribuam para o desenvolvimento do Estado da Paraíba.

 

Segundo o coordenador, a inserção do Fórum nos movimentos sociais, sindical e político, é uma forma de levar a universidade à sociedade como instituição produtora e reprodutora do saber.

 

Conferência

É nessa contextualização do significado e da importância que tem uma instituição como a UFPB, seriamente preocupada com o ensino, a pesquisa e a extensão, que convidamos para a abertura oficial do Fórum Universitário, o conceituado e eminente professor Dr. Miguel Nicolelis.

 

A conferência que será proferida pelo Dr. Miguel Nicolelis ocorrerá na próxima segunda-feira (25), às 19:30h, no Auditório professor Milton Paiva, prédio da Reitoria.

 

Breve curriculum

Miguel Angelo Laporta Nicolelis (São Paulo, 7 de março de 1961) é um médico e cientista brasileiro. É filho da escritora Giselda Laporta Nicolelis. Foi considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo no começo da década passada, segundo a revista "Scientific American". Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Nicolelis é o primeiro cientista a receber da instituição americana no mesmo ano o Pioneer e o Transformative R01 e o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science.

 

O Dr. Miguel Nicolelis possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo (1989) e pós-doutorado em Fisiologia e Biofísica pela Universidade de Hahnemann. Atualmente é professor titular do Departamento de Neurobiologia e Co-Diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University (EUA), professor do Instituto Cérebro e Mente da Escola Politécnica Federal de Lausanne (Suíça) e Presidente do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS). Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neurofisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: informática médica, eletrofisiologia, sistemas sensoriais, sistema somestésico e próteses neurológicas.

 

Fonte: 
ASCOM – Reitoria (Fernando Caldeira)