Essa pesquisa é feita pela internet e tem por finalidade descobrir como está a inserção no mercado de trabalho dos egressos desse curso formados pela UFPB
A Coordenação do curso de graduação em Relações Públicas e o Departamento de Comunicação e Turismo estão promovendo uma pesquisa, via internet, sobre a inserção no mercado de trabalho dos egressos de Relações Públicas formados pela UFPB entre os anos 2000 e 2009. O objetivo é entender a relação entre a formação acadêmica e a empregabilidade desses profissionais.
Conforme a professora Josilene Ribeiro de Oliveira, coordenadora da pesquisa, “em termos práticos, pretendemos verificar a contribuição da formação acadêmica para empregabilidade dos ex-alunos e identificar as limitações existentes na formação e as possibilidades de superá-las”.
O curso de relações públicas da Universidade Federal da Paraíba tem 34 anos de existência e, ao longo de sua trajetória, vem se fortalecendo, recebendo cada vez mais estudantes e formando um número maior de profissionais. Entre os anos 2000 e 2009 foram 385 graduados e este é o público-alvo da pesquisa, segundo informações da coordenação da ação.
De acordo com a coordenadora do Curso de Relações Públicas, a professora Jamile Miriã F. Paiva, houve um crescimento acentuado da procura pela graduação na última década, período que coincide com mudanças significativas no mercado e também com um novo foco dado a formação do profissional de relações públicas. Segundo ela, “as informações coletadas poderão contribuir significativamente para estruturação do currículo do Curso de Relações Públicas e, com isso, para oferta de uma formação acadêmica que permita aos egressos de relações públicas da UFPB conquistarem mais espaço no mercado”.
Acredita-se ainda que o relatório final da pesquisa se tornará um parâmetro para os estudantes e suas famílias no momento da escolha do curso superior e da profissão a seguir. O processo de levantamento e análise de informação sobre o índice de empregabilidade dos graduados em relações públicas representa assim um instrumento importante de diálogo entre a Universidade e o mercado, permitindo uma reflexão fundamentada sobre a adequação da oferta formativa às necessidades da sociedade atual.
Os egressos estão sendo convidados a participar da pesquisa por email, pelas mídias sociais e através de um vídeo explicativo também postado na internet, tudo isso produzido pela equipe de pesquisa que conta com 10 alunos voluntários da graduação, dois professores e um pesquisador colaborador, também da UFPB. A coleta de dados irá até o final do mês de novembro, exclusivamente pelo site http://pesquisarpufpb.com, onde estão disponíveis informações complementares sobre a pesquisa.
Mais informações pelo telefone (83) 8815-3953.