Repasse de recursos para o HULW é tema de reunião com o deputado Raoni Mendes

A reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, recebeu a visita do deputado estadual Raoni Mendes (DEM-PB), na manhã de 17 de novembro, em seu gabinete. O assunto da reunião foi a insuficiência de recursos públicos para o funcionamento do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). Participaram da conversa, o chefe de gabinete da UFPB Raimundo Barroso Jr, o pró-reitor de gestão de pessoas da universidade Francisco Ramalho e acompanhantes do parlamentar.

O hospital-escola da UFPB é referência no Estado e atende à população de todos os municípios paraibanos. Por ser um hospital universitário federal, além da assistência à saúde, a unidade funciona como local de ensino-aprendizagem, para formação e capacitação em serviço, e de desenvolvimento de atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa, à inovação tecnológica e à extensão. O HULW possui estrutura com 220 leitos, 80 consultórios médicos, um laboratório de análises clínicas e setores de imagem (tomógrafo, USG, mamógrafos, aparelhos de RX, entre outros equipamentos).

A reitora relatou ao parlamentar que a principal fonte de recursos do hospital vem da contratualização com a Prefeitura de João Pessoa. O repasse é feito diretamente pelo governo federal, fundo a fundo, em um valor aproximado de R$ 1,5 milhão por mês, o que, na atual conjuntura, representa metade do necessário. “A demanda é crescente e estamos com dificuldades para manter os serviços. O déficit no orçamento tem comprometido a capacidade para as mais de 12 mil consultas, 700 internações, 200 cirurgias e 50 mil exames que realizamos, em média, por mês”, explicou Margareth Diniz.

Em termos de pessoal, o HULW conta com cerca de 1.800 técnico-administrativos, entre servidores da UFPB e contratados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O parlamentar lembrou que parte desses servidores entrou em greve em meados de novembro e pontuou que, entre as reclamações, está a precariedade das condições de trabalho devido à falta insumos para realizar dos mais simples aos mais complexos procedimentos.

"Estamos fazendo um apelo para que a Prefeitura de João Pessoa aumente a contratualização do Hospital Universitário, já que o hospital é referência em diversos procedimentos de média e alta complexidade e toda a Paraíba é beneficiada com o atendimento", disse o deputado Raoni Mendes.

A direção do HULW informou que, há cerca de dez dias, iniciou conversações com a gestão municipal para a revisão dos valores repassados.

Rehuf

A outra fonte de recursos do HULW/UFPB é a verba complementar oriunda do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). O montante é variável e liberado anualmente em até quatro parcelas para todos os hospitais universitários pelos Ministérios da Saúde e da Educação. Destina-se, no entanto, a investimentos, como melhorias dos ambientes, reformas e compra de equipamentos.

ACS | Pedro Paz e Rita Ferreira