Restaurante Universitário do campus I passa por reforma

O Restaurante Universitário (RU) do campus João Pessoa está passando por uma reforma em sua estrutura para melhor atender aos estudantes da UFPB. De acordo com o pró-reitor de assistência e promoção estudantis, João Wandemberg Gonçalves, as refeições continuam sendo servidas aos discentes e a reforma está prevista para ser concluída no final de fevereiro.

“Toda a parte estrutural do RU está sendo revisada. Houve troca de telhado, colocação de ar-condicionado, melhoria da acessibilidade para pessoas com deficiência e uma série de outras mudanças”, conta o pró-reitor. A reforma do RU prevê ainda a instalação de catracas com biometria, seguindo recomendação da Controladoria Geral da União (CGU). O período para cadastramento biométrico será informado pelo Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape).

O superintendente do Restaurante Universitário, Fernando Medeiros, explica que a universidade foi notificada por não atender aos princípios do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). “Estamos cumprindo as determinações da CGU ao colocarmos catracas com biometria”, esclarece.

Segundo dados da Prape, o RU atende cerca de quatro mil alunos em todos os campi da UFPB, servindo almoço e jantar. O acesso ao RU deve ser exclusivo para alunos assistidos pelos programas de auxílio-restaurante, auxílio-moradia e auxílio-residência. Esses últimos têm direito, ainda, a café da manhã e ceia. João Wandemberg destaca que, para ter acesso às refeições, “são selecionados alunos comprovadamente em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que são assistidos pelo Pnaes”.

O pró-reitor afirma também que o contrato com a empresa fornecedora do RU prevê que a UFPB pague por refeição servida. O valor, por refeição, custa em torno de R$10,00. “Pagamos somente aquilo que é servido, de forma que não há sobra de comida. Caso exista, essa é responsabilidade da empresa”, informa.

ACS | Lis Lemos e Pedro Paz