Reunião debate processo de ampliação de parceria entre a UFPB e a ONU

ImprimirImprimir

A analista de mobilização do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Inalda Barros Beder e o assistente do Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) Gabriel Aragão reuniram-se, na manhã desta terça-feira (22), com a vice-reitora em exercício Bernardina Freire e o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários Orlando Villar, para dar continuidade ao processo de ampliação da parceria entre a UFPB e o PNUD.

 

De acordo com Inalda Beder, esta é a segunda reunião da PNUD/ONU com a UFPB depois do compromisso firmado no início deste ano. A universidade é parceira do programa na promoção do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza, entre outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS atualizam os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos. Entre as metas, estão o alcance da segurança alimentar, a redução das desigualdades sociais, o combate à destruição do meio ambiente, a promoção da paz e o acesso à educação inclusiva.

 

Já o Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV), criado em 1971 a pedido dos países membros da ONU, tem o objetivo de ser uma fonte estratégica de conhecimento e de assistência sobre o papel e a contribuição do voluntariado para os programas de desenvolvimento.

 

Desde aquele ano, mais de 30 mil pessoas participaram do Programa. O UNV está sediado em Bonn, Alemanha, e atua em mais de 140 países, sendo representado no mundo por meio dos escritórios do PNUD.

 

Fonte: 
Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)
Compartilhar: