Reunião discute educação básica com mães e pais de alunos

ImprimirImprimir

Na manhã do dia 19 de maio, a reitora Margareth Diniz participou de reunião administrativa com a direção, o corpo docente e as mães e pais de estudantes na Escola de Educação Básica (EEBAS) da UFPB. Esteve presente, ainda, o diretor do Centro de Educação (CE/UFPB) Wilson Aragão. A intenção foi conhecer demandas e ouvir sugestões dos participantes para a melhoria da EEBAS.

 

Foi solicitada à reitora a agilização do processo de criação da Superintendência do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), proposta que será em breve apreciada pelo Conselho Universitário (Consuni) e que, caso aprovada, dará mais agilidade aos encaminhamentos da escola.

 

Entre os diversos temas em debate, a professora Gildeci Alves de Lira (CCS/UFPB), especialista em educação, sugeriu que a escola, que hoje atende crianças na Educação Infantil e no Ensino Fundamental (até o quinto ano), torne-se uma Escola de Aplicação. O modelo de escolas ou colégios de aplicação, mantidos atualmente por poucas universidades públicas, envolve a excelência do ensino aliada ao estímulo à pesquisa de novas práticas pedagógicas, ao estágio e à formação de professores.

 

A reitora Margareth Diniz também acredita que a proposta pode beneficiar a qualidade dos serviços, as práticas pedagógicas e a estrutura oferecidas pela EEBAS. “Nesse caso, os recursos viriam diretamente do Ministério da Educação", explicou a reitora, “diferente da situação atual em que a escola é mantida em parceria com a prefeitura de João Pessoa, mas depende principalmente do orçamento da Universidade, que sofreu muitos cortes pelo governo federal”, pontuou Margareth.

 

A Escola de Educação Básica (EEBAS) foi fundada em 1988 e desde 1993 é vinculada ao Centro de Educação da UFPB. Funciona nos dois turnos, com turmas de educação infantil e ensino fundamental.

Fonte: 
ACS | Lis Lemos e Rita Ferreira
Compartilhar: