Reunião discute novas parcerias entre UFPB e instituições francesas

Estreitar laços culturais, científicos e discutir novas parcerias: estes foram os assuntos tratados durante visita do diretor adjunto do Instituto Francês no Brasil, Guillaume Ernst, à reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Na reunião, estiveram presentes o vice-reitor da UFPB, Eduardo Rabenhorst, o pró-reitor de Pós-Graduação, Isac Medeiros, o coordenador da Assessoria de Assistência Internacional, José Antônio Rodrigues, e o professor do curso de Comunicação Social, Betrand Lira.

A UFPB já possui diversos acordos e colaborações em pesquisas, projetos e intercâmbios com instituições de outros países, sobretudo francesas. É o caso do doutorado co-tutela, modalidade recentemente regulamentada na UFPB, que proporciona ao pesquisador, que está desenvolvendo trabalhos em outras universidades parceiras, a possibilidade de ter um professor da UFPB como coorientador, além de poder realizar a defesa do trabalho final aqui na Paraíba.

Segundo o vice-reitor, esse trabalho conjunto que já existe entre a UFPB e universidades francesas “é importante não só no sentido da cooperação técnico-científico-cultural, mas para que os brasileiros conheçam a língua francesa e os franceses aprendam a língua portuguesa”. Ele ainda lembrou que parte da matriz orçamentária das instituições federais  está comprometida exclusivamente com a internacionalização das universidades.

Já o pró-reitor de pós-graduação falou sobre outras parcerias entre as UFPB e universidades francesas, entre elas o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), em que o estudante realiza parte da pesquisa no Brasil e parte no exterior. Ele também ressaltou a importância dessa internacionalização de qualidade para que cada vez mais os cursos de graduação e pós-graduação tenham melhores resultados quando forem avaliados, no caso da pós-graduação pela  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Outros encontros ficaram acertados para que os detalhes dessas novas parcerias e o melhoramento das já existentes sejam discutidos.

Ascom UFPB - Débora Freire Fotos: Jéssica Oliveira