Reunião sobre cooperação entre países de língua portuguesa

O encontro começa nesta segunda (12), numa realização da Cátedra da UNESCO de Educação de Jovens e Adultos da UFPB e outras instituições

A Reunião Técnica Internacional sobre Cooperação Sul-Sul entre os países de língua oficial portuguesa no campo da Educação de Jovens e Adultos é realizada também com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com o apoio da SECADI/MEC e da UNESCO.

A abertura do encontro será no Auditório do Centro de Educação da UFPB nesta segunda-feira (12) a partir das 18h30. A reunião será realizada na sala de reuniões do Gabinete do Reitor na Reitoria da UFPB e vai até o próximo dia 16 de dezembro.

O encontro reunirá representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e  Príncipe. A iniciativa busca fortalecer a Rede de Cooperação Sul-Sul que foi criada durante a I Oficina de Cooperação Sul-Sul de EJA realizada em Brasília em 2006. Essa I Oficina contou com o apoio do Governo brasileiro por meio do Ministério da Educação (MEC), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Representação da UNESCO no Brasil.

Desde então, foram realizadas mais três oficinas da Rede, sendo a II Oficina em Salvador/BA (Brasil), em fevereiro de 2008, a III na cidade da Praia (Cabo Verde), em outubro de 2009, e a IV em Maputo (Moçambique), em outubro de 2010. A V Oficina está prevista para ocorrer em Luanda, Angola, em julho de 2012. No âmbito do plano de ação da Rede de Cooperação Sul-Sul, várias atividades estão sendo desenvolvidas ou planejadas: o Curso de Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para a formação de formadores em Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, desenvolvido pela UFPB e o Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul – ECOSS, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB  que contempla ações de pesquisa, comunicação e formação continuada, entre outras.

Essas atividades contam com o apoio financeiro do Ministério de Educação do Brasil e são executadas pela UNILAB e pela Cátedra UNESCO de EJA, que incorpora as Universidades Federais da Paraíba (coordenação), Pernambuco
(UFPE) e Rio Grande do Norte (UFRN).

A Reunião Técnica Internacional visa contribuir para uma integração e interação maior entre os projetos e as atividades que estão sendo desenvolvidas por diversos parceiros no âmbito da Rede de Cooperação Sul-Sul e também proporcionar a oportunidade para planejar a V Oficina da Rede programada para Angola em julho de 2012.

Agência de Notícias da UFPB