Revista do Prodema eleva classificação para Qualis B1

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), professor Reinaldo Lucena, comemora o resultado da avaliação da Revista Gaia Scientia pelo sistema Qualis-Periódicos, divulgada em 8 de junho. “A classificação da publicação saltou de B3 para B1 no quadriênio 2013/2016, em relação ao quadriênio anterior”, conta Lucena, que foi editor-chefe da publicação até abril deste ano.

O Qualis serve para avaliar a produção científica dos programas de pós-graduação, no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos. A classificação é realizada por comitês de consultores, mediante uma série de critérios, passando por processo anual de atualização. Assim, os periódicos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade, sendo A1 o mais elevado, seguido de A2, B1, B2, B3. B4, B5 e C.

A Revista Gaia Scientia é publicada desde 2007 e destina-se à divulgação de artigos técnico-científicos nos ramos de Biodiversidade, Agrárias, Ambientais, Exatas, Humanas, Educação e Etnobiologia e Etnoecologia. O período de submissão de manuscritos vai de 1° de março a 30 de novembro de cada ano.

Prodema

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) é vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN/UFPB). Tem como meta a formação de profissionais com base interdisciplinar, na área das ciências ambientais, para atuarem no enfrentamento dos problemas oriundos de desequilíbrios nas relações entre sociedade, natureza e desenvolvimento, apoiada em novos paradigmas científico-filosóficos que emergiram com a crise ambiental. O Prodema oferece os cursos de Mestrado, nota 5 na avaliação da CAPES, e o de Doutorado, avaliado com a nota 4.

ACS | Rita Ferreira