Rubens Pinto Lyra lança livro na UFPE nesta quinta-feira (20)

Autor de 29 livros publicados em português, francês e espanhol, o professor emérito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rubens Pinto Lyra, lança, nesta quinta-feira (20), sua mais nova obra “Jornalismo e Cidadania”, em evento às 15 horas, no mini-auditório do Centro de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A obra é uma coletânea de artigos publicados na revista eletrônica Jornalismo e Cidadania, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPE), e no semanário paraibano Contraponto. Os temas abordados dizem respeito à atualidade social e política, com destaque para a análise do protagonismo do Poder Judiciário e do Ministério Público na presente conjuntura.

O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa Jornalismo e Contemporaneidade do PPGCOM/UFPE e, na ocasião, os professores Alfredo Vizeu, Nataly Queiroz e Ivo Dantas debaterão o tema "O Papel do Jornalismo na Atualidade Política Brasileira", com mediação do professor Heitor Rocha.

Em João Pessoa, o lançamento do livro foi realizado no último dia 12, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA/UFPB), no campus I da instituição, e no dia 13, no Mag Shopping, com a presença de grande público.

Rubens Pinto Lyra é doutor em Direito Público e Ciência Política pela Universidade de Nancy e pós-doutor pela Universidade de Picardie, ambas da França. No livro, ele lança um olhar crítico sobre a realidade política brasileira, especialmente sobre o autoritarismo e o corporativismo imperantes. Lyra enfatiza a importância de se construir um pensamento contra-hegemônico no Brasil, pautado na defesa do Estado de Direito, na promoção da igualdade social e na imprensa livre, como condições para a democracia plena.

ACS | Fernando Caldeira